Bahia se manifesta

Nesta sexta-feira (14), o Bahia publicou nota de repúdio contra os ataques proferidos ao atacante Ademir. Os ataques começaram após uma cena de suposta provocação do jogador contra o Vitória. Segundo o clube, familiares também foram ameaçados:

“O Esporte Clube Bahia SAF vem a público repudiar os lamentáveis ataques racistas ao atacante Ademir, além das ameaças à família do atleta, nas últimas horas. Rivalidade é algo muito diferente das manifestações com teor agressivo e que configuram crime, de maneira indubitável, conforme a legislação brasileira. Rivalidade é algo muito diferente das manifestações com teor agressivo e que configuram crime, de maneira indubitável, conforme a legislação brasileira.”

Ademir se defendeu

Horas antes do Bahia se manifestar, o próprio atacante já havia publicado nota em suas redes sociais. De acordo com Ademir, a provocação não aconteceu e conta que seu número de telefone foi compartilhado em grupos. Confira trechos:

“Depois de uma mentira envolvendo o meu nome viralizar nas redes sociais, meu número foi compartilhado em grupos de torcida na noite de ontem (13) e passei a receber uma série de mensagens ofensivas. Os ataques rapidamente passaram de ofensas para ameaças contra mim e a minha família até chegar em racismo.”

“Eu nunca fui um atleta com perfil de provocação e seguirei dessa forma, honrando a camisa do Bahia com responsabilidade. É lamentável ver uma fala distorcida e, pior, sendo usada como combustível para discursos de ódio e violência. O futebol é paixão, disputa, rivalidade, mas nunca pode ser sinônimo de ameaça e preconceito.”

Ademir jogador do Bahia durante partida contra o Coritiba no estadio Couto Pereira pelo campeonato Brasileiro A 2023. Foto: Robson Mafra/AGIF

Ademir na temporada

Em 2025, Ademir já foi titular em quatro jogos do Bahia, chegando em cinco partidas no ano. Na Copa do Nordeste, atuou contra o Sampaio Corrêa e o América de Natal, ajudando nas duas goleadas.

Com só cinco confrontos na temporada, o atacante já participou de seis gols. Fez um na última partida, na Copa do Nordeste, e deu quatro assistências. Na estreia, foram três passes para tentos, feitos no Nordestão. Os outros dois vieram no Campeonato Baiano.