Desafio do Vitória começa sábado

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou a data e os horários das partidas de ida das semifinais do Campeonato Baiano, um dia após o encerramento da primeira fase. Assim, no próximo sábado, o Vitória enfrentará o Atlético de Alagoinhas fora de casa às 18h30, enquanto o Bahia jogará como mandante contra o Jacuipense, às 16h (horário de Brasília).

No entanto, as datas e os horários das partidas de volta da semifinal ainda aguardam confirmação, pois dependem do calendário de outras competições, como a Libertadores, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste.

As equipes que representarão a Bahia na Série D de 2026 já estão definidas. Jacuipense e Atlético de Alagoinhas, que avançaram às semifinais do Campeonato Baiano, garantiram suas vagas na competição, assim como o Porto, que terminou o estadual na quinta posição.

As semifinais também serão decisivas para a Copa do Brasil. Além do campeão e do vice, o terceiro colocado assegura um lugar na edição de 2026 do torneio nacional. Contudo, para a Copa do Nordeste, apenas o campeão baiano e o clube mais bem posicionado do estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF terão presença garantida na fase de grupos da competição em 2026.

Vitória invicto há 18 jogos

O Vitória somou mais um triunfo na temporada ao vencer o Atlético de Alagoinhas por 1 a 0 na noite deste sábado, resultado que garantiu a equipe na liderança ao fim da primeira fase do Campeonato Baiano. Dessa forma, após o confronto, Carpini comentou sobre o atual momento da equipe.

Classificação era obrigação, o primeiro objetivo. Depois, buscar liderança e trazer as decisões para o Barradão. Equipe modificada, imaginávamos que sofreríamos. Equipe organizada do Atlético, classificou com seus méritos. Grama alta, pesada. Viemos nessa batida de viagem, deslocamentos. Lideramos de ponta a ponta, saldo muito positivo”

Jogadores do Vitória fazem a festa depois da vitória sobre o Porto-PE no Barradão, pelo Campeonato Baiano 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF

Carpini enaltece equipe

Não quero ser repetitivo, mas foi desafiador. Estamos com 13 jogos na temporada, com pré-temporada atropelada. Tivemos que rodar o elenco, buscar alternativas. Mas tem muita coisa boa, conseguimos observar atletas. Hoje foi assim.”

“Faço avaliação muito positiva. Aliás, encontramos um caminho, uma equipe muito difícil de perder. Tentamos manter o padrão. Por fim, feliz pela boa vontade e entrega dos atletas”.