Ele perdeu espaço
O início da temporada 2024 não foi favorável para Everton Galdino. Mesmo tendo participado de vários jogos, a maioria como titular, o atacante viu seu espaço no Grêmio diminuir no último mês.
Galdino, que foi contratado como uma aposta no ano passado, conseguiu se destacar e ajudou o time de Renato Portaluppi durante as competições. Ele foi titular em três das últimas cinco rodadas do Brasileirão, marcando nove gols e dando duas assistências em 42 jogos.
Seu bom desempenho lhe rendeu um contrato definitivo com o Tricolor por três temporadas, até o fim de 2026. Galdino começou 2024 entre os titulares, mas não conseguiu manter o mesmo nível de atuação.
Nos últimos cinco jogos, ele só atuou na decisão da Recopa Gaúcha, quando o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o São Luiz. Contra Inter, Guarany de Bagé e Caxias, Galdino não saiu do banco. Ele ficou de fora do jogo contra o Brasil devido a um problema físico.
Renato preferiu os reforços
Galdino disputou 10 jogos este ano, oito como titular, e marcou apenas um gol. O gol veio em uma partida em que ele saiu do banco de reservas, na sétima rodada da primeira fase do Gauchão, no empate por 1 a 1 com o São Luiz.
A perda de espaço do atacante coincide com as chegadas de Diego Costa e Pavon e o surgimento do jovem Gustavo Nunes, que se tornou titular após renovar o contrato. O iminente retorno de Soteldo pode diminuir ainda mais as chances de Galdino.
Com um contrato longo pela frente, Galdino busca se recuperar e retomar o espaço perdido. No entanto, a resposta precisa ser imediata, pois o nível de exigência aumentará com a fase decisiva do estadual, a fase de grupos da Libertadores e o início do Brasileirão.
Ler mais: Guerra manda a real no Grêmio sobre elenco de Renato para a Libertadores
O cancelamento do amistoso entre Paraguai e Rússia resolveu o dilema do meio-campo do Grêmio. Com o retorno de Villasanti neste domingo, o Tricolor tem a possibilidade de repetir a equipe titular pelo terceiro jogo consecutivo na temporada.
Villasanti no próximo jogo
Villasanti seria o único desfalque do Grêmio para o jogo de volta contra o Caxias, nesta terça-feira, devido ao duelo entre Paraguai e Rússia em Moscou. No entanto, a partida foi cancelada devido a um atentado na capital russa.
Como Villasanti retorna neste domingo, ele pode participar do treino de segunda-feira. Apesar de ser apenas um treino, Villasanti é um titular absoluto e muitas vezes até capitão do time gremista.
Com Villasanti, o técnico Renato Portaluppi pode repetir a equipe titular pela terceira vez seguida. Nas vitórias sobre o Brasil de Pelotas e Caxias, a equipe teve Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Pavon, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.
Essa deve ser a escalação para terça-feira, sem Galdino. Por outro lado, Renato deve contar com dois retornos que podem impactar nas escolhas futuras. Depois da semifinal desta terça, o Tricolor pode ter uma maratona de 10 jogos em um mês.
O goleiro Marchesín está recuperado de uma lesão muscular e treina com o elenco desde a semana passada. Ele deve voltar a ser relacionado e reaquecer a disputa com Caíque pela posição de titular.
No ataque, Soteldo está de volta. O meia-atacante participou do treino com bola deste sábado e pode ser uma novidade entre os relacionados na próxima terça. O retorno é mais provável para uma eventual final, caso o Grêmio se classifique.