Quem vai no ataque?
O Grêmio está se preparando para enfrentar o Juventude nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena, em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho. O técnico Renato Portaluppi realizou um treino fechado na tarde desta terça-feira no CT Luiz Carvalho, esboçando a formação titular.
A disputa por uma vaga no comando de ataque está entre André Henrique e JP Galvão. Os jogadores Fábio, Cristaldo, Galdino e Soteldo, que começaram entre os reservas na última vitória sobre o Brasil, retornam à formação titular.
Geromel e Kannemann, poupados da viagem a Pelotas, estão à disposição da comissão técnica. O goleiro Marchesín continuará defendendo a meta gremista.
André Henrique, autor de um gol recente, e JP Galvão, titular nas rodadas anteriores, disputam espaço no ataque. O provável time do Grêmio inclui Marchesín; Fábio, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Galdino, Soteldo e JP Galvão (ou André Henrique).
Estratégias definidas
O confronto contra o Juventude é crucial na disputa pelas primeiras posições na tabela do Campeonato Gaúcho. O Grêmio ocupa a terceira colocação com seis pontos, mesma pontuação do Juventude, mas com desvantagem no saldo de gols (4 a 3). A partida está marcada para as 21h30 desta quarta-feira, na Arena.
O jogo também marca o reencontro dos técnicos Renato Portaluppi e Roger Machado, ambos com forte ligação com o Grêmio. A expectativa é de um público de 18 mil torcedores na Arena Porto-Alegrense.
Além dos preparativos para o jogo, o Grêmio convocou uma entrevista coletiva com Antônio Brum, vice de futebol, para atualizar questões relacionadas ao departamento. Brum reforçou a prioridade em contratar um centroavante de peso até 16 de fevereiro, data limite para inscrições no Gauchão, aproveitando o fechamento da janela europeia em 1º de fevereiro. O dirigente confirmou que há conversas em andamento e que espera anunciar novidades em até 15 dias.
Ler mais: Renato desabafa sobre problemas na base do Grêmio, “Se acham o novo Messi”
“Continuamos trabalhando nesse tema com prioridade. Queria trazer um nome importante para a posição. A janela (europeia) se fecha no dia primeiro. Um leque de possibilidades se abre após essa data. Tem tratativas, ligações que fizemos, que podem evoluir após essa data. Estamos nos dedicando fortemente a isso para que a gente consiga repor o centroavante”, explicou Brum.
Novidades nas transferências
“Gostaria de colocar o maior número de reforços possíveis para o Campeonato Gaúcho, mas o Grêmio pensa a temporada como um todo. Não quer dizer que não possa fazer um movimento até o fim da janela brasileira ou no meio do ano. Damos valor ao Gauchão e queremos ser hepta. Se a gente puder trazer os jogadores, e o centroavante sempre foi a prioridade das negociações, até o dia 16… Temos a intenção de fazer isso”, completou o vice de futebol do Grêmio.
Brum evitou detalhar características do centroavante procurado, mas enfatizou a necessidade de um jogador que faça gols e se encaixe no perfil de jogo ofensivo de Renato Portaluppi. Ele mencionou que a renovação de Villasanti está em estágio avançado e descartou, por enquanto, a busca por um lateral-esquerdo.
“Centroavante tem que fazer gol. Não tem perfil desenhado. O Renato gosta de time ofensivo, jogadores participativos, um centroavante que se encaixe no perfil de jogo dele. Essa validação tem que vir dele. Que faça muitos gols e decida jogos como o Suárez em 2023”, finalizou.
Com as movimentações no mercado de transferências e o compromisso pelo Gauchão, o Grêmio busca fortalecer o elenco para a temporada. O clube já confirmou saídas e efetivou três contratações: Marchesín, Dodi e Soteldo. A torcida aguarda com expectativa as próximas movimentações da direção gremista.