O Botafogo vive um começo de temporada conturbado. Fora dos quatro primeiros da Taça Guanabara, o Glorioso agora se consola apenas com a disputa da Taça Rio. No jogo de ida das semifinais, o time comandado pelo técnico Luís Castro ficou apenas no 0 a 0 com a Portuguesa-RJ, resultado que deixou o treinador português ainda mais pressionado no cargo.

O começo de temporada ruim, inclusive, é parecido com o de 2018. Contudo, naquele ano, o time fez um ‘pacto’ para reverter sua situação após uma derrota sofrida para o Flamengo na Taça Guanabara e uma eliminação na Copa do Brasil para a Aparecidense-GO. A revelação deste acordo entre atletas e comissão técnica foi feita pelo ex-treinador do Clube, Alberto Valentim.

“Eu chego no Botafogo, o torcedor acredito que vá lembrar, o clube tinha sido derrotado pelo Flamengo – Vinicius Júnior fez o chorinho de 3 a 1 na Taça Guanabara – e tinha sido eliminado precocemente da Copa do Brasil contra a Aparecidense. Chego com vestiário totalmente destruído, situação muito difícil, todo mundo triste. Fizemos, de verdade, um pacto de fazermos um grande Carioca, com todas as dificuldades. E fomos campeões cariocas”, disse Alberto ao podcast Fora do Jogo.

Foto: Gabriel Machado/AGIF -Alberto Valentim

Ao longo da entrevista, Valentim também lembrou que, na semifinal do Campeonato Carioca, já com o time jogando o esperado, a equipe eliminou o Flamengo. Na decisão, o elenco comandado pelo treinador perdeu o primeiro jogo para o Vasco, mas, no segundo duelo, um gol heroico de Joel Carli levou a partida para os pênaltis, com o Glorioso se sagrando campeão.

“Foi muito legal que eliminamos o Flamengo na semifinal, perdemos o primeiro jogo da final, um jogaço, 3 a 2 no Nilton Santos e fomos para o Maracanã precisando ganhar. O Rodrigo Pimpão vai tomar uma água aos 38 do segundo, eu dou um recado de mandar o Joel Carli ir para o ataque. Fizemos o gol nos acréscimos. A torcida foi em quase 5 mil torcedores ao treino um dia antes do jogo, o que nos uniu e nos fortaleceu. Ganhamos de 1 a 0, nos pênaltis brilhou a estrela do Gatito e dos batedores. Fomos campeões onde ninguém acreditava”, finalizou Alberto Valentim.