Em 2022, Flamengo e Palmeiras foram protagonistas do futebol nacional, pois, entre outros títulos, foram campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão, respectivamente. Por conta disso, ambas as equipes se classificaram à Supercopa do Brasil, que foi implementada no calendário nacional em 2019. Após polêmicas envolvendo o local da partida entre Rubro-Negro e Verdão, a CBF colocou um ‘ponto final’ nessa história ao definir a cidade sede da competição.

Nesta quarta-feira (11), a entidade chegou a um acordo com Flamengo e Palmeiras e marcou a Supercopa do Brasil para o dia 28 de janeiro (sábado), às 16h30, no Mané Garrincha. Anteriormente, a partida estava marcada para o dia seguinte, 29, às 16h, mas a CBF realizou a alteração a pedido da administração do próprio estádio. Antes de se decidir pela Capital Federal, o jogo entre Rubro-Negro e Verdão quase foi marcado no exterior.

Isso porque, durante a Copa do Mundo no Catar, no final de 2022, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que recebeu propostas para levar a Supercopa do Brasil para a Arábia Saudita e Estados Unidos, além de ter analisado ofertas de outras cidades do próprio país. No ano passado, o torneio pagou R$5 milhões de prêmio ao campeão (Atlético-MG) e R$2 milhões para o vice (Flamengo). Os valores de 2023 ainda não foram confirmados pela entidade.

Depois da Supercopa do Brasil, o Rubro-Negro viaja para o Marrocos, onde disputará o Mundial de Clubes, que também contará com a participação do Real Madrid, da Espanha. O sorteio da competição será realizado nesta sexta (13), cujas cidades-sede ainda não foram confirmadas pela Fifa. Em relação à Supercopa, essa será a segunda vez que Flamengo e Palmeiras se enfrentam, sendo que, em 2019, o título ficou com os cariocas após vitória nos pênaltis.