Envolvimento de Leonardo Jardim na negociação
O Cruzeiro viveu reviravoltas nesta quinta-feira (20). Como todos sabem, Matheus Pereira estava na mira do Zenit. Uma proposta milionária foi feita pelos russos, e o jogador tinha até ontem para fechar, por conta da janela de transferências deles.
Ele acabou aceitando e realizou exames em Belo Horizonte, mas, aos 45 do segundo tempo, voltou atrás na decisão e resolveu permanecer na Raposa. Segundo informações do GE, nos bastidores das tratativas, até o treinador cruzeirense, Leonardo Jardim, esteve mediando a ida do camisa 10 ao novo time.
O treinador português tem boa relação com os donos do Al-Hilal, time que detém os outros 50% dos direitos do jogador. Jardim teve papel importante para ajudar a Raposa a sacramentar a negociação, e os clubes fecharam um acordo ainda na terça-feira (18).
Saída frustrada
Internamente, apesar de ser considerado um dos principais jogadores do elenco, a saída de Matheus Pereira era aprovada pelo alto escalão do Cruzeiro e três pontos foram considerados:
O primeiro, e o principal, é que os valores envolvidos na negociação foram considerados satisfatórios pelo staff celeste, considerando que, quando comprou o jogador, pagou cerca de R$ 30 milhões por 50% dos direitos dele, menos de um ano atrás. O Zenit estava oferecendo cerca de 25 milhões de euros, algo em torno de R$ 150 milhões.
O segundo ponto é que, na temporada passada, o próprio Matheus Pereira pediu ao Cruzeiro para ser negociado, principalmente se chegasse uma proposta do futebol europeu.
E, para finalizar, Leonardo Jardim não contava com a saída do jogador, mas também não se opôs, principalmente se houvesse vantagens para o Cruzeiro e que ele tivesse uma reposição à altura. Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em 2023, onde assumiu o protagonismo e, desde então, é uma das principais peças do time.