Notícias

4 técnicos brasileiros que comandaram clubes da elite do futebol europeu

Embora tenham brilhado no Brasil, existem alguns técnicos que também tiveram sucesso na Europa. Saiba quem são!

RIO DE JANEIRO - RJ - 11/02/2014 - COLETIVA DE CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA -   Carlos Alberto Parreira durante coletiva de imprensa para convocacao da selecao brasileira. Foto: Pedro Martins/AGIF
© AGIFRIO DE JANEIRO - RJ - 11/02/2014 - COLETIVA DE CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA - Carlos Alberto Parreira durante coletiva de imprensa para convocacao da selecao brasileira. Foto: Pedro Martins/AGIF

Você não lembra ou até mesmo nem era nascido nessa época, mas houveram alguns treinadores brasileiros bastante conhecidos pelo público que se aventuraram pela Europa. Além disso, para completar, muitos deles comandaram equipes da elite do futebol do velho continente. Alguns se destacaram e tiveram boas passagens e outros nem tanto. Relembre abaixo a passagem de quatro desses técnicos pelo exterior, os títulos e também os clubes. Confira!

4.Felipão

O técnico gaúcho desembarcou na Inglaterra para comandar o Chelsea em julho de 2008, após a Eurocopa daquele mesmo ano com a seleção de Portugal. Sua estreia oficial pelos Blues aconteceu no dia 17 de agosto de 2008, pelo Campeonato Inglês. Vale ressaltar que naquela ocasião a equipe londrina superou o Portsmouth por 4 a 0 em uma partida empolgante. No entanto, depois de uma série de resultados considerados ruins pela diretoria do clube, o brasileiro acabou sendo demitido, em fevereiro de 2009, após um empate contra o Hull City (ING).

PUBLICIDADE
3.Luxemburgo

Com passagens pelo Grêmio e mais recentemente pelo Flamengo, Vanderlei Luxemburgo já comandou o Real Madrid (ESP). O treinador chegou na equipe espanhola no final de 2004, quando tinha craques como Ronaldo, Roberto Carlos e Raúl. No entanto, após um ano, ele foi demitido, mesmo após vencer o Getafe por 1 a 0, pelo Campeonato Espanhol.  Em 340 dias como técnico do Real Madrid, o brasileiro colecionou mais vitórias que derrotas. Realizou ao todo 45 partidas oficiais pela equipe. Foram 28 vitórias, sete empates e dez derrotas. Sem esquecer que disputou cinco competições, mas não conseguiu nenhum título.

2.Leonardo

Depois de encerrar sua carreira de jogador, Leonardo foi dirigente do Milan (ITA) entre 2003 e 2009. Mas em junho de 2009, acabou deixando o cargo de dirigente do Milan e foi anunciado oficialmente como treinador do clube milanês, ficando no comando do clube até o final da temporada em questão. Ao todo, foram 48 jogos, com 23 vitórias, 13 empates e 12 derrotas. Em maio de 2011, Leonardo conquistou a Copa da Itália, ao vencer o Palermo por 3 a 1. Em junho desse mesmo ano, deixou o cargo de treinador da equipe italiana, ser dirigente do Paris Saint-Germain (FRA). Como treinador da Inter, foram 32 jogos, com 21 vitórias, quatro empates e apenas sete derrotas.

PUBLICIDADE

Leia mais: 5 craques que se tornaram donos, acionistas ou treinadores de Clubes de futebol

1.Parreira 

Por fim, temos um dos técnicos brasileiros com mais experiência da modalidade. Parreira possui uma passagem pelo Valencia (ESP) em 1994. No entanto, não conseguiu ter bons resultados onde permaneceu menos de uma temporada no comando do clube espanhol. Mas foi no Fenerbahce (TUR), que o treinador teve mais sucesso. Apesar de ter ficado apenas 12 meses à frente do clube turco, conseguiu acabar com o longo jejum de sete anos do clube sem conquistar o título nacional, e marcar o seu nome na historia do clube turco.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM

Fortaleza tem desfalque confirmado para enfrentar o Fluminense
Times

Fortaleza tem desfalque confirmado para enfrentar o Fluminense

Pedro Lourenço revela bônus destinado ao elenco do Cruzeiro na Sul-Americana
Times

Pedro Lourenço revela bônus destinado ao elenco do Cruzeiro na Sul-Americana

Rogério Ceni ganha reforço vindo do DM e muda Bahia
Times

Rogério Ceni ganha reforço vindo do DM e muda Bahia

Adversário do Bahia, Athletico perde zagueiro para confronto entre os times
Times

Adversário do Bahia, Athletico perde zagueiro para confronto entre os times

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Conteúdo Comercial Aplicam-se os Termos e Condições

A adesão a uma das ofertas apresentadas nesta página poderá resultar em um pagamento ao Antenados no Futebol. Isso pode afetar como e onde as casas de apostas aparecem na página e a ordem em que aparecem, mas não influencia nossas avaliações.

Better Collective Logo