Almada ainda pode sair?

A contratação mais cara do futebol brasileiro, Thiago Almada, vindo para o Botafogo, chegou com ‘prazo de validade’. Isso porque, John Textor trouxe o argentino apenas para essa temporada no Glorioso e já tem sua saída dada como certa, em contrato, para o Lyon, da França, em 2025.

Entretanto, o time francês, que também pertence a Textor, recebeu uma notícia preocupante nesta sexta-feira (15). Com problemas em suas finanças, o Lyon recebeu um transferban de duas janelas e está proibido de contratar qualquer jogador. Além disso, caso não acerte seus problemas financeiros, o time será rebaixado para a segunda divisão da França.

Com isso, muitos botafoguenses se perguntaram como fica a situação de Almada. Contudo, como já estava prevista em contrato sua ida ao Lyon, o camisa 23 do Fogão deve se juntar ao time francês já em janeiro de 2025, mesmo com o transferban. Pelo menos é o que explica Eduardo Carlezzo, advogado especialista em direito desportivo, para o GE.

“A proibição de registro de novos jogadores se aplica para as transações realizadas entre clubes de propriedade de um mesmo grupo, eis que para efeito das regras de transferência a cessão de um jogador entre clubes que tenham um mesmo dono é qualificada como uma nova transferência e, desta forma, sujeita aos mesmos procedimentos que se aplicam em transferências entre clubes que não tenham relação entre si”, explicou o advogado ao GE.

Caso de Luiz Henrique

Por outro lado, o caso de Luiz Henrique é diferente. Isso porque, sua ida ao Lyon não está estipulada em contrato, e seria apenas uma promessa feita de ‘boca’ por John Textor. Apesar disso, vale destacar que sua ida ao time francês segue em pauta, mas apenas para julho de 2025, no início da próxima temporada europeia, e caso o Lyon escape dessa punição.

Luiz Henrique, atacante do Botafogo, fica no clube ao menos até a metade de 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Luiz Henrique, junto com Almada e Igor Jesus, são considerados os grande ‘ativos’ do Botafogo. Na temporada, o camisa 7 do Fogão já soma 49 partidas disputadas, com 11 gols e 5 assistências. Além disso, pela Seleção Brasileira, o atacante soma cinco jogos, com dois gols e uma assistência.

Próximo jogo do Botafogo

Por fim, agora o calendário brasileiro terá uma pausa para a Data Fifa. Assim, o time de Artur Jorge volta a campo apenas no dia 20 de novembro, contra o Atlético-MG. Esse confronto será pelo Brasileirão Betano, apenas dez dias antes dessas equipes se enfretarem pela final da Copa Libertadores.