De volta à Série A do Brasileiro, o Grêmio quer aproveitar a janela de transferências para colocar o planejamento para 2023 em prática, incluindo a procura por reforços no mercado. Com Luis Suárez já apresentado, a diretoria tricolor também avalia o atual elenco para definir quem continua nos planos para a temporada. E um dos reservas não convenceu Renato Portaluppi, fazendo com que o Imortal preparasse sua saída rumo a um rival brasileiro.

Conforme noticiado inicialmente pela Rádio Bandeirantes, o Grêmio deve fechar um acordo nos próximos dias com o Cruzeiro para liberar Fernando Henrique. Como o volante tinha contrato com o Imortal até o fim de 2024, ambas diretorias vão dividir os direitos econômicos do atleta para acertar sua transferência em definitivo para a Raposa. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o jogador de 21 anos vira alvo dos mineiros, já que houve uma aproximação no meio da temporada passada.

À época, Fernando Henrique chegou a viajar para Belo Horizonte para se apresentar ao Cruzeiro, quando iria ser emprestado até o final deste ano. Contudo, o Grêmio voltou atrás no negócio, o que irritou o staff do jogador. Após o ocorrido, Chapecoense e Red Bull Bragantino mostraram interesse e abriram conversas pelo volante, mas também não houve acerto para a transferência. Pelo Imortal, o jovem atleta acabou perdendo perdendo sequência.

A última vez que Fernando Henrique entrou em campo pelo Grêmio foi no dia 24 de maio de 2022, na vitória por 5 a 1 sobre o Gloria de Vacaria, pela Recopa Gaúcha. Sem vislumbrar mais oportunidades entre os profissionais, o volante chegou a um acordo com a antiga comissão técnica de Roger Machado para atuar no Brasileirão de Aspirantes, sendo eliminado pelo Vila Nova.Agora, o jogador de 21 anos deve deixar o Tricolor para assinar com o Cruzeiro.