Sem contrato com nenhum time, o atacante Alexandre Pato, de 33 anos, iniciou na semana passada o curso de Gestão de Futebol, da CBF Academy. A iniciativa, que foi notícia no portal GE, provocou duras críticas dos torcedores no Twitter. Um deles chegou, inclusive, a questionar se Pato não seria “o maior flop do futebol brasileiro”. A expressão inglesa (flop) se refere a fiasco ou fracasso.

O jogador, que se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, está se preparando para uma transição de carreira, segundo o GE, porém, não pretende ainda pendurar as chuteiras. Sua postagem de domingo (26) levantou especulações sobre o retorno dele em campo brasileiro ao publicar um vídeo com um leão, deixando a torcida do Fortaleza em alerta. No entanto, o presidente do Clube, Marcelo Paz, negou qualquer negociação, de acordo com o informado pelo site.

No mês passado, ele rescindiu contrato com o clube norte-americano e utilizou o centro de treinamento do São Paulo para fazer parte do tratamento dele. Devido a essa aproximação, teve quem sugerisse que ele ingressasse no Soberano e tomasse o lugar de Carlos Belmonte, diretor geral do São Paulo FC.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF – Alexandre Pato

Outros seguiram nas ofensas, opinando que o atleta só serve para banco e houve quem questionasse se o “Alexandre Pato executivo contrataria o Alexandre Pato jogador”. Conforme publicado no GE, o curso no qual ele se matriculou tem duração até o fim do ano, é dividido em oito módulos, com aulas às quintas, sextas e sábados. A duração aproximada é de três horas.

As aulas online são realizadas ao vivo para que os alunos possam se comunicar com os outros matriculados e tirar dúvidas com os professores. Para se formar, Alexandre Pato vai precisar ter pelo menos 75% de presença e ser aprovado num projeto prático, apresentado ao final do curso.