Empecilho por novo volante no Vasco
Atualmente na sétima posição, o Vasco volta a campo na noite desta quinta (8), contra o Audax Rio em busca dos três pontos para voltar a zona de classificação da fase de grupos do Campeonato Carioca.
Contudo, enquanto Ramón Díaz e companhia seguem focados em dar o seu melhor no torneio, a diretoria do Gigante da Colina segue focado em conseguir mais reforços de peso para a temporada. Um dos alvos do time neste momento é de Du Queiroz que ganhou força após a as baixas de Paulinho e Jair.
Na última terça (6), o diretor de futebol Alexandre Mattos revelou que havia indicado de dois a três meias à 777 Partners. Um deles seria o do ex-jogador do Corinthians, assim a equipe abriu tratativas pelo volante do Zenit.
No entanto, embora o Cruz-Maltino tenha chegado a um acordo pelo atleta com o clube russo, o negócio não deve vingar. Isso porque apesar da aprovação da 777, a conversa positiva entre os clubes e o interesse do atleta de retornar ao futebol brasileiro, a negociação não avançou por um motivo complexo: A guerra entre Rússia e Ucrânia.
Situação que impede as tratativas por Du Queiroz
Acontece que a Gazprom é a mantenedora do Zenit, empresa estatal que é grande responsável pela economia russa com suas exportações de gás. Por ser um pilar do país, o grupo é um dos principais alvos das sanções criminais ocidentais, de Estados Unidos e União Europeia devido ao confronto que começou há dois anos.
As tratativas entre ambas as equipes saíram conforme planejado e graças a aprovação da 777, empresa que é dona majoritária do Vasco, o time concluiria a contratação de Du por empréstimo para reforçar o elenco.
Mas como a empresa de gás integra a lista de empresas cujo Estados Unidos proíbe ou não recomenda negociações tanto físicas quanto jurídicas tudo pode não ocorrer já que a dona da SAF poderia ser punida.
Dessa forma, segundo o Globo Esporte, o negócio travou e neste momento é visto como improvável . Assim a 777 e o clube de São Januário devem permanecer no mercado atrás de outro nome para a posição.
Vale enfatizar que essa não é a primeira vez que sanções com a Gazprom afetam o mundo da bola. Além de ser acionista do Zenit, da Rússia, a empresa exportadora de gás era uma das patrocinadoras da UEFA e do Schalke 04. Mas com a guerra entre Rússia e Ucrânia, todos os vínculos foram rompidos.
Leia mais: Não vem mais: Breno Lopes muda de ideia sobre ida ao Vasco
Medidas contra a Rússia
Além disso, a Fifa – maior entidade do futebol- baniu o país de todas as suas competições e não conta mais com a empresa entre suas patrocinadoras, parceria que existia desde 2014 com a maior exportadora de gás do planeta.
Du Queiroz possui 24 anos e foi revelado pelo Corinthians, clube onde entrou em campo em 99 partidas e balançou as redes três vezes entre 2021 e 2023. Já no Zenit, o volante foi acionado em 16 jogos e marcou um gol nesta temporada.
Enquanto a diretoria segue em sua caçada no mercado, o elenco do Vasco se prepara para receber o Audax Rio na noite desta quarta (8), às 21h15 (horário de Brasília), pela sétima rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca.