Título do Paulistão 2025 escapou
O Palmeiras perdeu a final do Campeonato Paulista para o Corinthians nesta quinta-feira (27), após empatar em 0 a 0 no segundo jogo da decisão, no qual já havia sido derrotado por 1 a 0 no primeiro confronto. O Alviverde teve uma grande chance de empatar a partida, mas Raphael Veiga perdeu um pênalti crucial, defendido pelo goleiro Hugo Souza.
A chance perdida por Raphael Veiga aos 33 minutos do segundo tempo, que poderia ter levado a decisão para os pênaltis, foi um dos momentos mais decisivos da partida. O técnico português, que já havia sido expulso após reclamar de uma falta, viu sua equipe pressionar nos minutos finais, mas sem conseguir criar uma jogada perigosa.
Abel virou alvo de críticas
No final, o Palmeiras não conseguiu reverter o placar e viu o Corinthians ficar com o título do Paulistão, deixando o Alviverde com o vice-campeonato. Após o jogo, a derrota provocou duras críticas ao trabalho do técnico Abel Ferreira, com seu nome sendo um dos mais comentados nas redes sociais.
O jornalista Fernando Campos foi enfático ao apontar a falta de criatividade do time: “O Palmeiras é um mar de nada na criação e o Abel Ferreira conta com nomes de qualidade para fazer esse time render mais. A equipe não produz e não consegue jogar futebol quando tem essa necessidade de propor. Se o adversário neutraliza o Estevão só resta a bola aérea. Mais uma atuação MUITO pobre, limitada com bola e sem soluções ofensivas.”
“A melhor versão do Palmeiras no ano tinha a presença do Maurício. Ele facilita o funcionamento da criação da equipe e abre espaços para o Estevão brilhar. Segue fora e a equipe do Abel Ferreira segue com esse deserto criativo. Esse elenco não pode ter essa dependência.”, prosseguiu o jornalista.
Queda no desempenho do Palmeiras
Renato Mauricio Prado também se mostrou crítico ao desempenho do treinador, lembrando da sequência de fracassos recentes. “Abel perdeu Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro, em sequência, no ano passado. Com a derrota no Paulistinha, agora, enfileira fracassos em todos os últimos títulos que disputou.”
Já o jornalista Leandro Iamin foi ainda mais incisivo, ressaltando a falta de evolução do treinador: “Abel, há pelo menos um ano e meio, não tem uma grande sacada como técnico. A postura cafajeste, porém, segue em excelente estado. Números do alviverde em grandes confrontos se tornaram ruins de 2023 para cá. Geralmente com péssimos desempenhos. Hoje foi um time pobre e ingênuo.”