O futebol é marcado por momentos importantes e históricos, a emoção que toma conta da atmosfera do estádio é única e exclusiva para os amantes. Assim como qualquer competição no esporte, a Copa do Brasil é um dos maiores torneios nacionais, além de ser o mais ‘bem pago’ na atualidade. Além disso, ele é repleto de viradas históricas ao longo de sua existência.
Abaixo você verá uma lista com as viradas mais memoráveis da história da competição, aquele famoso ‘teste para cardíaco’, que o torcedor para contar e sabe de tudo que fez e aconteceu naquela noite. Confira!
7 – ATLÉTICO-MG 3 A 1 FORTALEZA, terceira fase da Copa do Brasil de 2006:
Em um ano complicado para o Atlético Mineiro, onde a equipe disputava a primeira Série B da sua história, os sinais de que viradas históricas estariam presentes na mística Alvinegra já era evidente. No primeiro jogo, em pleno Mineirão, o Fortaleza venceu por 2 a 0, o resultado foi ruim para os donos da casa.
Com isso, a decisão seria no Castelão, casa do Leão. A reação Alvinegra veio, aos 23 minutos Danilinho marcou o primeiro, de pênalti Marinho ampliou o placar. O balde de água fria, FInazzi marcou para os donos da casa, mas Zé Antônio garantiu a vaga para o Galo, em um gol de falta. Com o resultado, o Atlético se classificou para a próxima fase.
6 – CORINTHIANS 5 A 1 CIANORNTE, segunda fase da Copa do Brasil de 2005:
Na primeira partida daquele ano, o Corinthians tinha perdido por um placar de 3 a O Cianorte estava longe de ser um time de expressão como o Corinthians, o placar pegou todos de surpresa, pois a equipe paulista era a favorita em todas as circunstâncias. Os gols da equipe Paranaense foram marcados por Édson Santos e dois de Márcio Machado.
O primeiro jogo foi no Paraná, no jogo de volta, no Pacaembu em São Paulo, diante da torcida corinthiana a chave foi virada, nesse caso literalmente. O Corinthians saiu na frente com um gol marcado por Gustavo Nery, mas logo em seguida viu Édson deixar tudo igual. No final do primeiro tempo, Roger marcou o gol da virada.
Na segunda etapa, Roger marcou mais uma vez e Tévez também marcou dois gols, consagrando a vitória e a virada histórica do time Alvinegro. Sendo assim, o Corinthians avançou para a próxima fase da Copa do Brasil.
5 – FLAMENGO 3 A 0 CORITIBA, oitavas de final da Copa de Brasil de 2014:
RIO DE JANEIRO – RJ – 03/09/2014 – COPA DO BRASIL 2014/ FLAMENGO X CORITIBA, Alecsandro do Flamengo durante partida contra o Coritiba pela Copa do Brasil 2014 no Maracana. Foto: Pedro Martins/AGIF
No primeiro jogo no Paraná, o Flamengo era comandado por Vanderlei Luxemburgo e priorizava o Campeonato Brasileiro. De cara tomou 3 a 0, os gols do Coritiba foram marcados por Leandro Almeida, Luiz Antônio e Zé Love de pênalti. No jogo de volta, a torcida flamenguista fez sua parte como sempre e presenciou uma das viradas mais emblemáticas da Copa do Brasil.
Com dois pênaltis assinalados, Alecsandro converteu as duas vezes e ajudou o Rubro-Negro, além dele, Eduardo da Silva marcou o último gol no tempo normal, o que levou a decisão para os pênaltis. Na batida dos penais, o placar terminou 3 a 2, com direito ao goleiro Paulo Victor pegando uma das cobranças. Com o resultado final, o Fla se garantiu na próxima fase da competição.
4 – SANTOS 4 A 2 FLAMENGO, quartas de final da Copa do Brasil de 2017:
SP – Sao Paulo – 26/07/2017 – Copa do Brasil – Santos X Flamengo – Bruno Henrique do Santos comemora seu gol durante partida de volta da fase quartas-de-final no Estadio Vila Belmiro. Foto: Ale Cabral/AGIF
Na primeira partida, o Alvinegro da Baixada perdeu a partida por 2 a 0 para os cariocas. O Santos iria decidir na emblemática Vila Belmiro diante de sua torcida. Logo de cara, os flamenguistas abriram o placar e consequentemente ampliaram a vantagem para cima dos santistas, após o ex-Menino da Vila, Diego dar um passe para o Berrío, que não desperdiçou e abriu o placar.
Para passar para a próxima fase, naquela altura do campeonato o Santos precisaria vencer por 4 a 1, a equipe foi para cima para correr atrás do prejuízo. Aos 33 inutos, Bruno Henrique, que atualmente joga no Rubro-Negro, abriu o placar para o time da Vila. O segundo gol quase veio pouco tempo depois, após Réver derrubar Bruno Henrique na área, Vuaden assinar pênalti, mas voltar atrás após a pressão dos flamenguistas, a decisão do penal não marcado causou ira nos santistas.
Mesmo precisando vencer, outro balde de água fria veio na cabeça do Santos, Everton marcou mais um gol para o Flamengo. Mesmo ‘abalado’, o Peixe foi para cima e sete minutos depois, Copete marcou de cabeça e para finalizar, Victor Ferraz marcou o gol da vitória santista. Mesmo entrando para a lista de viradas históricas, quem acabou indo para a próxima fase foi o Flamengo.
3 – ATLÉTICO-MG 4 A 1 CORINTHIANS, quartas de final da Copa do Brasil de 2014:
BELO HORIZONTE – MG – 15/10/2014 – COPA DO BRASIL 2014 – ATLETICO-MG x CORINTHIANS – Guerreiro do Corinthias em disputa de lance durante partida contra o Atletico-MG pela Copa do Brasil 2014 no estadio Mineirão
O Atlético já vinha com o histórico de viradas históricas desde 2013, na campanha épica da Copa Libertadores, onde se sagrou campeão. Naquele ano, mais uma vez, a equipe mostrou que tudo na vida do atleticano tinha que ser com mais emoção. No primeiro jogo em São Paulo, o Corinthians venceu por 2 a 0, com gols de Guerrero e Luciano.
A grande decisão seria diante da Massa, no Mineirão. O Canto do “Eu acredito” novamente era entoado no estádio, precisando da vitória a equipe comandada por Levir Culpi na época foi para cima, mas quem acabou ganhando a melhor foi o Timão. Aos 4 minutos do primeiro tempo, a estrela de Guerrero novamente brilhou e marcou, aumentando ainda mais as vantagens dos paulistas.
Mas o Galo não desistiu, apesar de muita gente dizer que “um raio não caí duas vezes no mesmo lugar”, a equipe mostrou que tudo é diferenciado quando se crê. Com dois gols de Guilherme, um de Luan e um de Edcarlos, a virada veio, de forma única, a equipe carimbou sua passagem para a próxima fase da competição.
2 – PALMEIRAS 4 A 2 FLAMENGO, quartas de final da Copa do Brasil de 1999:
Na primeira partida daquele ano, o Flamengo venceu por 2 a 1, em pleno Maracanã. Com isso, o Palmeiras teria que decidir em casa no antigo Parque Antárctica e atual Allianz Parque. O Alviverde viu Rodrigo Mendes deixar o adversário no placar, Oseas empatou logo em seguida, porém novamente Mendes marcou para os flamenguistas.
O Verdão precisava de 3 gols e eles vieram, com Júnior, logo após o gol de Mendes. Euller, o Filho do Vento entrou na partida e mudou o percurso da situação e marcou os dois gols que estavam faltando para os palmeirenses. Com o resultado, o Palmeiras conquistou uma das maiores viradas da história da competição e se classificou para a próxima fase.
1- ATLÉTICO-MG 4 A 1 FLAMENGO, semi da Copa do Brasil de 2014:
BELO HORIZONTE – MG – 05/11/2014 – Copa do Brasil 2014, Atletico-MG x Flamengo – durante a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil no Mineirao. Foto: Pedro Martins/AGIF
Campeão daquela edição, após passar de forma histórica pelo Corinthians, o Atlético novamente protagonizou mais uma virada histórica, dessa vez para cima do Flamengo. O roteiro se repetiu mais uma vez: o Flamengo venceu por 2 a 0, em pleno Maracanã. O jogo de volta seria decidido no Mineirão e de forma inacreditável, mais uma vez o adversário marcou de ‘cara’.
Com o placar do jogo contra o Corinthians se repetindo, já era dito que era impossível repetir o mesmo placar. Mas o Atlético mais uma vez provou que essa palavra não existe em seu vocabulário. O empate veio através do gol de Carlos, Maicosuel marcou o gol da virada e a dupla Dátolo e Luan fizeram os gols que garantiram a vitória e classificação do Galo para a próxima fase da competição.
Matéria produzida por Eduarda Moreira.