Agora sob o comando de um treinador espanhol, a seleção de Portugal tem um novo comandante de equipe para chamar de seu: Roberto Martinez. Natural de Balaguer (Espanha), o profissional, aos 49 anos, tem o aval de uma das figuras mais emblemáticas da história do futebol: o craque Cristiano Ronaldo. Portugal e Liechtenstein se enfrentam quinta-feira (23) às 16h45 pelas eliminatórias da Eurocopa.

Antes de comandar a Seleção Portuguesa, Martinez teve uma passagem notória com a Bélgica, após ter assumido o cargo de treinador da Seleção Belga pós-Eurocopa em 2016, ele foi responsável por liderar o elenco que passou do Brasil nas quartas da Copa do Mundo de 2018. Ao contrário do Brasil, o elenco português sempre teve uma boa aceitação em atrelar técnicos estrangeiros ao cargo principal da nação quando o quesito é futebol. Além de Martinez, Luiz Felipe Scolari e Otto Glória (ambos brasileiros) já orquestraram as principais peças de Portugal.

O fato que fez Roberto Martínez assumir o cargo no lugar de Fernando Santos deve-se ao mal desempenho e relacionamento de Santos com o elenco em 2022, em especial, com a figura de ‘CR7’. O ex-técnico foi polêmico e ousado quando decidiu sacar o camisa 7 e capitão da equipe no confronto contra a Suíça. Na ocasião, os portugueses disputavam as Oitavas de Final da Copa e a partida terminou em 6 a 1 para os compatriotas de Camões.

Foto: Michael Steele/Getty Images

Ainda que o time tenha saído vencedor do duelo, Cristiano não gostou em nada das escolhas do treinador, sendo que foi Santos quem divulgou à imprensa a insatisfação de seu principal meia. Na partida seguinte, Portugal foi eliminado contra Marrocos e Ronaldo deixou os gramados lamentando sua última participação em Copas do Mundo sem o sonho de chegar à final do torneio. Agora com a presença do novo profissional técnico, o camisa 7 expôs sua opinião sobre o clima nos bastidores da Seleção Portuguesa:

”Estamos todos muito motivados. É um novo capítulo, uma estrutura nova, treinador novo, com ideias diferentes, mas no fundo a ideia é sempre a mesma, ganhar e levar Portugal ao mais alto nível”, afirmou o jogador do Al Nassr. Ainda sobre o clima no vestiário e as expectativas sobre a chegada do trabalho de Martinez, CR7 apontou: ”A expectativa é alta: começar com o pé direito, é o que todos nós queremos nesta campanha…Estou convicto que as coisas vão correr bem. O ar é são, e mais fresco, há bom ambiente”, completou o meia-atacante.