Neste domingo (8), os torcedores foram surpreendidos com a morte de mais um ídolo do futebol. Roberto Dinamite faleceu pela manhã aos 68 anos. O maior ídolo da história do Vasco vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado na última quinta no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.
A equipe cruzmaltina e vários outros clubes brasileiros estão de luto e prestaram suas homenagens. Contudo, o ex-jogador também recebeu mensagens de fora do país. O Barcelona, da Espanha, única equipe que o centroavante defendeu no exterior, mandou suas condolências e lamentou o falecimento através das redes sociais.
“O FC Barcelona lamenta profundamente a morte de Roberto Dinamita, jogador do Barça durante a temporada 1979/80. Descanse em paz”, publicou o time catalão. Embora tenha atuado Dinamite, que jogou praticamente a carreira inteira no Brasil e se consolidou como maior artilheiro isolado da história do Campeonato Brasileiro, teve uma passagem rápida nos Culés em 1980.
Na época em questão poucos jogadores brasileiros iam para a Europa e ele já desembarcou no clube balançando as redes duas vezes na partida de estreia contra o Almería, mas acabou perdendo espaço após uma troca de treinador e voltou para o Vasco após três meses. Pelo time espanhol, foram apenas 11 jogos e três gols marcados.