A torcida do São Paulo tem saudades dos tempos antigos, que foi quando o Tricolor ganhou o apelido de Soberano após anos de glórias consecutivos, com destaque para os Mundiais de Clubes, onde o São Paulo é o brasileiro que mais conquistou a competição, três vezes derrotando equipes europeias. Relembre as três conquistas do Clube contra Barcelona, Milan e Liverpool.
1ª conquista: São Paulo x Barcelona – 1992
Foto: Site oficial São Paulo F.C
O São Paulo se sagrou campeão da Libertadores pela primeira vez em 1992 e foi disputar seu primeiro mundial diante do Barcelona, que tinha como treinador o famoso Johann Cruyff. O time brasileiro comandado pelo lendário Telê Santana era um espetáculo, com diversos craques na equipe, destaque para o camisa 10 Raí. O jogo começou movimentado e logo aos 11 minutos, Stoichkov abriu o placar para os espanhóis. Porém, o São Paulo manteve seu estilo de jogo e aos 27 do primeiro tempo, Raí empatou. Sete minutos depois, em um golaço de falta, o camisa 10 virou o jogo e o Tricolor se consagrou campeão mundial pela primeira vez em sua história.
2ª conquista: São Paulo x Milan – 1993
Foto: Site oficial São Paulo F.C
O São Paulo conquistou novamente a Libertadores e viajou ao Japão em busca do bicampeonato Mundial Interclubes diante do Milan de Baresi, Maldini, Desailly, Massaro, dentre outros. Este foi um dos jogos mais emocionantes da história da competição, pois eram duas grandes equipes, o Tricolor era considerado o melhor time da América do Sul e o Milan um dos melhores da Europa. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Palhinha abriu o placar e o Soberano terminou a primeira etapa na frente do placar. Veio o segundo tempo e logo aos três minutos, Massaro empatou para os Italianos. 11 minutos depois, Cerezo fez o segundo do São Paulo, mas aos 36 minutos, Papin empatou. Tudo se encaminhava para a prorrogação, mas aos 41 minutos, Muller fez o gol “de bunda” e o São Paulo se sagrou Bicampeão Mundial.
3ª Conquista: São Paulo x Liverpool – 2005
Foto: Site oficial São Paulo F.C
Em 2005, se iniciou o novo formato mundial da Fifa e os Clubes precisavam passar pela semifinal para disputar o título da competição. As semis não foram nada fáceis para o Tricolor, que derrotou o Al-Ittihad por 3 a 2 e avançou para a decisão. A final contra o Liverpool era dada como “praticamente impossível”, para o São Paulo se sagrar tricampeão Mundial. Isso porque os ingleses viviam uma fase espetacular, eram 11 jogos sem perder e sem tomar gols, passou com tranquilidade nas semis, tinha vários craques e eram dados como “imbatíveis”. O jogo começou como todos imaginavam, o Liverpool indo pra cima e o São Paulo se defendendo como podia. Com o passar do tempo, o Tricolor foi se encontrando no jogo e aos 31 minutos do primeiro tempo, após belo passe de Aloísio Chulapa, Mineiro recebeu na cara do gol e abriu o placar para o Tricolor. A partir daí o jogo virou ataque contra defesa, o bandeirinha anulou três gols do Liverpool, o São Paulo se defendeu como pode e no final, se sagrou tricampeão Mundial.