Nesta quinta (6), o Botafogo conseguiu vencer o Avaí por 2 a 1, de virada, fora de casa, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, subiu para a 9ª colocação da tabela com 40 pontos. Entretanto, a partida ficou marcada por um pênalti polêmico contra o Glorioso, que originou o gol adversário. Por conta disso, Del Piage, que não viajou com a delegação alvinegra por cumprir suspensão, ‘perdeu a paciência’ com a arbitragem e mandou a real para a CBF.

Através das redes sociais, o meia expôs sua indignação no Botafogo: “Tem que dar risada da CBF. Piada”, escreveu Del Piage em uma postagem no Instagram. O descontentamento do meia é referente ao pênalti marcado para o Avaí, quando Junior Santos, que acompanhava a chegada do adversário, tentou dar um carrinho para impedir o cruzamento, mas acabou sendo driblado por Bissoli, sendo que a bola acabou tocando na mão do atacante alvinegro.

Como o árbitro de campo, Paulo Cesar Zanovelli, não assinalou a infração, o VAR sugeriu a revisão do lance, o que causou indignação no Botafogo. Segundo o comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci, da Central do Apito, a recomendação é que os árbitros assinalem o pênalti nesse tipo de jogada, pois “é considerado um braço de arrasto. Isso quer dizer que, ao se jogar na tentativa de bloquear a bola, Junior Santos assume todos os riscos da bola bater no braço dele”.

Sandro também deu razão à torcida do Glorioso, já que não concorda com esse tipo de pênalti: “É a orientação, apesar de eu não concordar. Teria que ter um adendo na minha visão, de que é preciso ter impacto tático. Nem o jogador do Avaí pede pênalti, ninguém reclama”, finalizou o comentarista. Polêmica à parte, o Botafogo volta a campo neste domingo (9), às 16h, para enfrentar o São Paulo, fora de casa, pela 31ª rodada do Brasileirão.