Na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro com 50 pontos em 36 rodadas, o Botafogo continua sonhando com uma vaga na próxima Copa Libertadores, já que está a apenas dois pontos do G-8. Nos bastidores, a diretoria alvinegra também começa a montar o planejamento para a próxima temporada. Com isso em mente, John Textor ‘arrumou confusão’ com a Ferj ao preparar uma pré-temporada internacional para o Glorioso em 2023.

Isso porque, segundo o GE, o Botafogo deseja um período de treinos e amistosos nos Estados Unidos. Vale lembrar que o elenco principal alvinegro irá para Londres, na Inglaterra, no final de novembro, para enfrentar o Crystal Palace, clube que também tem Textor como um dos investidores. Por conta disso, esses atletas do Glorioso entrarão de férias apenas no dia 5 de dezembro, sendo que a reapresentação será na primeira semana de janeiro, dias antes do início do Carioca.

Textor, por sua vez, planeja usar o time B do Botafogo no estadual, para que os principais jogadores tenham um período decente de pré-temporada. Entretanto, o empresário americano ainda negocia com a Ferj para flexibilizar as regras do Carioca, já que o artigo 41 do regulamento da edição 2022 obrigou o uso da “equipe considerada principal”, sob pena de perder o valor referente aos direitos de transmissão, o que prejudicaria o Glorioso.

A próxima sexta (11) é tratada como um divisor de águas, já que está marcada a reunião com a entidade para definir o regulamento do estadual 2023 e fazer o sorteio dos grupos do próximo campeonato. John Textor entende que o período na América do Norte é uma oportunidade de propaganda para o Botafogo. Além dos treinos, o Glorioso conversa com clubes da Major League Soccer, a primeira divisão dos EUA, para alinhar amistosos ao longo de janeiro.