De olho na manutenção do elenco do Botafogo

O Botafogo concluiu sua temporada com uma derrota de 3 a 0 para o Pachuca na última quarta-feira (11), pela Copa Intercontinental. Agora, os jogadores entram de férias, enquanto a diretoria se concentra em montar o time para o próximo ano.

Um dos maiores desafios da gestão neste período será manter os principais jogadores, que tiveram seu valor elevado após uma grande temporada. Mas, enquanto isso, o elenco também pensa no início da temporada de 2025.

Calendário apertado

O Botafogo iniciará a temporada de 2025 com um elenco “alternativo”, formado principalmente por jovens da base e atletas que retornam de empréstimos. O time principal ainda estará e férias até o dia 11 de dezembro.

No entanto, o Campeonato Carioca começa logo em janeiro, e o Glorioso não terá tempo suficiente para preparar o elenco titular para as primeiras rodadas. A reapresentação está agendada para 14 de janeiro, mas os jogadores que irão iniciar o torneio se reunirão com o clube já no dia 2 de janeiro.

Oportunidade para crias da base e emprestados

Com isso, o Botafogo contará com nomes como os volantes Newton e Patrick de Paula, além do zagueiro Luis Segovía e o meia Raí, todos com experiência na Série B de 2024. A estreia será contra o Maricá, e a sequência de jogos incluirá a Portuguesa, Sampaio Corrêa e Madureira.

Essa situação não é exclusiva do Botafogo, já que Flamengo, Vasco e Fluminense também precisam começar o estadual com times alternativos, devido ao fim tardio das suas atividades em dezembro.

Além disso, o Botafogo terá a Supercopa do Brasil, marcada para fevereiro, o que pode resultar em mais jogos com escalações alternativas. Mesmo assim, o Botafogo mostrou força nos últimos anos, conquistando a Libertadores e o Brasileirão em 2024, e brigando pelo título brasileiro até o fim em 2023.