Trajetória dos brasileiros na Libertadores

Na última segunda (18), a Conmebol realizou o sorteio da fase de grupos da Libertadores. Assim, equipes brasileiras como o Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo conheceram os seus adversários nesta que é a competição mais importante do continente.

E, não é segredo para ninguém que o futebol brasileiro tem obtido destaque no torneio continental figurando nas decisões durante inúmeros anos e assim,  a expectativa para esta temporada é que o cenário se repita pelo menos é o que pensa um ex-jogador.

Após a definição da primeira fase de grupos, Walter Casagrande fez uma breve avaliação sobre os times que surgem como grandes candidatos ao título da competição. Um deles é o Fluminense que, embora ainda esteja atento ao mercado para reforçar o elenco é o atual campeão.

“Só um desastre completo para não ter pelo menos um brasileiro na final da Libertadores de 2024. Mas na realidade, eu acredito muito que a final será entre dois times do Brasil, pela enorme superioridade demonstrada nos últimos anos”, começou explicando em coluna no UOL Esporte.

Clubes brasileiros superiores aos rivais?

De acordo com o comentarista, além do fato de ser tecnicamente superior aos tradicionais clubes argentinos e uruguaios, o fato dos clubes brasileiros possuírem um poderio financeiro maior faz toda diferença.  

“Não vejo nada tão complicado para os clubes brasileiros na Libertadores, principalmente para aqueles que foram cabeças de chave”, analisou o comentarista sobre os grupos da competição.

“O poder aquisitivo dos nossos clubes é superior ao de todos os da América do Sul. Claro que Palmeiras e Flamengo são os mais fortes e favoritos, para mim, nos confrontos contra os times dos outros países”, afirmou.

Além disso, segundo Casagrande, o caminho na competição sul-americana está bem desenhado para todos os times brasileiros, porém, é inegável que há clubes que poderão complicar a vida dos times ainda mais quando tem a seu favor a altitude.

“O que mais nos atrapalha é a altitude, mas mesmo quando perdemos lá em cima, quando o adversário desce ao nível do mar, na grande maioria das vezes é goleado”, frisou o comentarista.  

Leia mais: Marcelo, do Fluminense, faz pedido inusitado aos torcedores, “Isso não para por aqui”

Análise dos adversários na Libertadores

“Claro que existem algumas equipes bem preparadas, com muita história nas competições do nosso continente, que deixam a partida mais equilibrada, como a LDU, o tradicional River Plate, Barcelona de Guayaquil, Estudiantes, San Lorenzo, mas a realidade é que nos últimos cinco anos só os clubes brasileiros ganharam”, pontuou.

Abaixo os clubes da fase de grupos da Libertadores:

Grupo A: Fluminense, Cerro Porteño, Alianza Lima-PER e Colo-Colo-CHI.

Grupo B: São Paulo, Barcelona-EQU, Talleres-ARG e Cobresal-CHI.

Grupo C: Grêmio, Estudiantes-ARG, The Strongest-BOL e Huachipato-CHI.

Grupo D: LDU Quito, Junior-COL, Universitario-PER e Botafogo.

Grupo E: Flamengo, Bolívar-BOL, Millonarios-COL e Palestino-CHI 

Grupo F: Palmeiras, Independiente del Valle-EQU, San Lorenzo-ARG e Liverpool-URU.

Grupo G: Peñarol, Atlético-MG, Rosário Central e Caracas-VEN

Grupo H: River Plate, Libertad-PAR, Táchira-VEN e Nacional-URU

O Fluminense vai conseguir o bicampeonato da Libertadores?