Entre os melhores
Apesar de ter perdido a chance de faturar o Mundial de Clubes ao perder para o Manchester City por 4 a 0, o Fluminense tem motivos para celebrar a temporada 2023. E isso se estende também ao técnico Fernando Diniz.
Isso porque o comandante do Clube das Laranjeiras ficou em quinto lugar na eleição de melhor treinador do mundo da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). A lista é encabeçada por Pep Guardiola, atual vencedor da Champions League e da principal competição de clubes do mundo.
Ao todo o professor dos Citizens recebeu 281 votos, enquanto Fernando ficou com apenas 33. Além disso, o brasileiro ainda ficou atrás de Carlo Ancelotti, do Real Madrid (56), Luciano Spaletti, da Napoli (53), e Simone Inzaghi, da Inter de Milão (51).
É preciso ressaltar que Diniz é o único não-europeu entre os dez melhores e o primeiro a ficar entre os sete melhores na história da premiação da IFFHS. Mikel Arteta (Arsenal), Xavi (Barcelona), Ange Postecoglou (Tottenham), Unai Emery (Aston Villa) e Jürgen Klopp (Liverpool) fecham a lista.
Desempenho em 2023
Lembrando que nesta temporada, o treinador que também comanda a Seleção de forma interina conquistou com o Tricolor o bicampeonato carioca, o título inédito da Libertadores e o vice no Mundial de Clubes.
Desde que voltou a comandar o time carioca em 2022, o Fluminense é o segundo clube do Brasil que mais pontuou no Brasileirão ficando atrás apenas do Palmeiras. Sem esquecer que no ano passado, o Tricolor foi semifinalista da Copa do Brasil e terceiro colocado do Brasileiro sob o comando do técnico.
Leia mais: Luiz Henrique vira alvo de outro rival da Série A e assunto chega ao Fluminense
Abaixo o top 10 dos melhores técnicos do mundo (IFFHS):
1º – Pep Guardiola (Manchester City-ING) – 281 pontos
2º – Carlo Ancelotti (Real Madrid-ESP) – 56 pontos
3º – Luciano Spaletti (Napoli-ITA) – 53 pontos
4º – Simone Inzaghi (Inter de Milão-ITA) – 51 pontos
5º – Fernando Diniz (Fluminense) – 33 pontos
6º – Mikel Arteta (Arsenal-ING) – 30 pontos
7º – Xavi Hernández (Barcelona-ESP) – 26 pontos
8º – Ange Postecoglou (Celtic-ESC e Tottenham-ING) – 12 pontos
9º – Unai Emery (Aston Villa-ING) – 8 pontos
10º – Jürgen Klopp (Liverpool-ING) – 6 pontos