A Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma das competições mais importantes das categorias de base, além disso, é a de maior visibilidade e mais acompanhada pelos torcedores. A nova edição do torneio terá inicio nesta segunda-feira (2), com três equipes tradicionais do futebol brasileiro entrando em campo: Flamengo, Grêmio e Cruzeiro.
O primeiro dos três a entrar em campo será o Cruzeiro, que encara o Comercial-MS às 15h, no em Penápolis-SP. Em seguida, o Grêmio joga às 19h30 contra o Cruzeiro de Arapiraca, em Franca-SP. Para fechar a estreia dos times grandes do futebol brasileiro na competição, o Flamengo inicia sua jornada às 21h45, contra o Floresta, em Jaú-SP.
Detalhes da competição
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é decidida em sete fases diferentes, ou seja: Fase de grupos, segunda fase, terceira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. A fase inicial é dividida em 32 grupos, dessa forma, o primeiro e segundo colocado de cada grupo avança para a próxima etapa da competição. A partir daí, as decisões são definidas no modelo ‘mata-mata’, venceu avança, perdeu volta para casa.
Leia mais: “Terceiro maior do país”; Ronaldo executa ‘tacada de mestre’ e Cruzeiro enche os cofres para 2023
Sobretudo, na última edição da Copinha, o campeão foi o Palmeiras, que conquistou seu primeiro título da competição ao vencer o Santos no Allianz Parque por 4 a 0. Na edição passada, o maior destaque foi o jovem Endrick, que após o torneio, subiu para o time profissional, se destacou na reta final do Campeonato Brasileiro e recentemente, foi vendido ao Real Madrid por cerca de 70 milhões de euros (R$ 392 milhões).