Fim da linha para o Timão
O Corinthians teve seu destino no Campeonato Paulista selado após a vitória da Inter de Limeira sobre o Ituano por 2 a 0 neste sábado (2). Com esse resultado, a equipe alvinegra, mesmo vencendo o Santo André por 3 a 2, não conseguiu a vaga para as quartas de final da competição.
A derrota marca uma eliminação precoce para o time de Parque São Jorge, que lutava para se recuperar de um início turbulento na temporada. O Timão iniciou o Paulistão com um desempenho abaixo do esperado, sofrendo cinco derrotas consecutivas, sendo quatro delas sob o comando do técnico Mano Menezes, que acabou sendo demitido.
Esse início desastroso colocou o clube paulista na zona de rebaixamento da classificação geral, gerando preocupações entre os torcedores. Nas redes sociais, muitos torcedores atrelam a eliminação ao ex-treinador.
“É, já era rapaziada… Focar nos outros campeonatos agora, organizar ainda mais o time, e voltar mais forte. E sem crise, ok? A culpa é toda do Mano Menezes”, publicou um torcedor. “Corinthians eliminado por causa do maldito jogo contra o ituano”, disse outro.
Chegada de António Oliveira reacendeu as esperanças
No entanto, com a chegada do técnico António Oliveira, o Corinthians teve uma melhora em seu desempenho e conseguiu se recuperar. Apesar de conquistar três vitórias nos últimos cinco jogos, a equipe não conseguiu reverter o péssimo retrospecto inicial, o que acabou comprometendo suas chances de avançar para as quartas de final do Estadual.
“Sempre disse que faremos as contas no fim. Desde que assumi já estávamos em contratempo. Nunca, entre nós próprios, falamos isso. Fazemos a nossa parte e a fizemos bem”, disse o treinador após o confronto deste sábado.
O técnico português assumiu o comando da equipe em um momento crítico e conseguiu trazer estabilidade e resultados positivos. No entanto, a trajetória do Alvinegro no Paulistão foi marcada por altos e baixos, culminando com a eliminação na fase de grupos.
Agora, o foco do Corinthians se volta para o restante da temporada. O time ainda terá pela frente um jogo na fase de grupos do torneio, contra o Água Santa, e sua estreia na Copa do Brasil, além de se preparar para o início do Campeonato Brasileiro, previsto para abril.
Leia mais: Pedro Raul explica porque período sem jogos é um ponto positivo para o Corinthians
E a vaga na Copa do Brasil?
O Campeonato Paulista dá direito a cinco vagas para a Copa do Brasil. Como não tem mais chances de terminar entre as quatro melhores equipes, o Corinthians não confirmou sua participação no torneio nacional em 2025.
Por outro lado, o Alvinegro do Parque São Jorge ainda tem mais outras oportunidades de garantir vaga na competição, por meio do Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e a edição da Copa do Brasil deste ano.
Na Sul-Americana, O timão precisaria ser campeão do torneio. Já no Brasileirão, os paulistas precisariam terminar, pelo menos, no G-6. Vencer a Copa do Brasil 2024 também garante a vaga automaticamente.
Caso não consiga alcançar a vaga por nenhuma destas alternativas, a equipe comandada por António Oliveira vai repetir o que aconteceu com o Santos, que não está disputando a Copa do Brasil deste ano devido à campanha no Paulistão de 2023.