O Coritiba não vive um momento fácil na temporada, já que a sequência de quatro derrotas resultou na entrada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, onde ocupa a 18ª colocação com 22 pontos conquistados em 23 jogos, dois pontos atrás do Cuiabá, primeiro time fora do Z-4. Querendo permanecer na Série A, o Coxa amarga um recorde negativo no Brasileirão na era dos pontos corridos, que começou em 2003.

Isso porque, segundo levantamento do jornalista Rodolfo Rodrigues, o Coritiba é o time que mais passou rodadas na zona da degola do Brasileiro, com 130, uma a mais que Avaí e Sport, que estão empatados na 2ª posição do ranking. O Coxa disputa sua 14ª edição do campeonato nesse formato atual, tendo acumulado quatro quedas para a Série B: 2005, 2009, 2017 e 2020. O Athletico, por sua vez, também aparece na lista.

Entretanto, o rival é o 7º clube com mais aparições na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com 114 rodadas, mas, ao contrário do Coritiba, acabou caindo de divisão apenas uma vez, em 2011. Vale lembrar que o Coxa luta contra seu quinto descenso desde 2003 e, caso não consiga garantir a permanência na elite, se tornará a única equipe do país com sete quedas para a Série B na história da competição.

Por conta disso, a torcida alviverde tem demonstrado seu descontentamento com a equipe, tendo realizado protestos contra diretoria e jogadores após a goleada sofrida pelo Fluminense, no último domingo (21), além de ter convocado torcedores para uma manifestação pacífica para esta quinta (25), no Couto Pereira. Em meio a esse cenário, o Coritiba espera voltar a vencer diante do Avaí neste sábado (27), às 16h30, em casa, pela 24ª rodada da Série A.