Neste domingo (6), o Coritiba venceu o Flamengo por 1 a 0, no Couto Pereira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e, com o resultado, fugiu do rebaixamento à Série B ao alcançar 41 pontos, ocupando a 15ª colocação da tabela. Com recorde de público no ano com 33.304 presentes no Alto da Glória, Guto Ferreira conseguiu completar sua missão à frente da equipe alviverde. E o técnico se impressionou com a torcida do Coxa, fazendo uma promessa ‘ousada’ após a permanência.

Em coletiva, Guto agradeceu o apoio dos torcedores alviverdes na recuperação do Coritiba no Brasileirão, explicando como isso influenciou na luta contra o Z-4: “A equipe em sintonia com a torcida, amparada principalmente pela diretoria, conseguiu o primeiro objetivo. Essa sintonia com a torcida do Coxa é muito forte. A energia que vem da arquibancada transforma o Couto Pereira numa fortaleza, em uma condição de superação de nossa equipe lance a lance”, disso o técnico.

Com a vaga na elite do futebol brasileiro garantido para 2023, o treinador aproveitou para estipular a Copa Sul-Americana como a nova meta do Coxa antes do final da temporada: “Paramos aqui? Não. Se tivemos fé de atingir esse objetivo, por que largar agora? Se podemos ter uma condição de competição de altíssimo nível no ano que vem. ‘Ah, mas está difícil’, e estava fácil quando a gente acreditou que poderia permanecer?”, finalizou Guto Ferreira.

Para disputar o torneio continental no ano que vem, o Coritiba precisa diminuir a distância de três pontos para o Red Bull Bragantino, que fecha a zona de classificação à Sul-Americana. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, a equipe alviverde tem 17,4% de chance de garantir vaga no torneio para 2023. Querendo contrariar as estatísticas, o Coxa enfrenta o Corinthians nesta quarta (9), às 19h, no Couto, pela 37ª rodada da Série A.