O Lyon anunciou nesta segunda (20) um  acordo para que o empresário norte-americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, seja o acionista majoritário do clube. Ele vai adquirir 66,5% da fatia total e, no futuro, poderá ter até 88,55%. O investimento total do negócio não foi divulgado, mas o comunicado diz que o valor atual do clube é de 798 milhões de euros (R$ 4,3 bilhões).

Dessa forma, a expectativa é que o bilionário invista 86 milhões de euros (R$ 469 milhões) no time. A operação prevê que a Eagle Football Holdings, empresa de Textor, adquira as partes da Pathe SAS e IDG Capital. Posteriormente, ele teria a fatia da Holnest, empresa da família de Jean-Michel Aulas, que é dono do Lyon desde 1987.

No entanto, Aulas seguirá  como diretor-executivo (CEO) do Lyon pelas próximas três temporadas. Ele também vai assumir um cargo de administração na Eagle Football Holdins. O dirigente francês e John Textor vão conceder uma entrevista coletiva nesta terça-feira.

Após a anuncio da novidade John Textor afirmou que o Lyon vai ser o “epicentro” do seu projeto no futebol. “O projeto que descobri em Lyon com Jean-Michel Aulas e todas as suas equipes estará no epicentro da nossa nova organização e dos nossos investimentos ao serviço do futebol mundial. O Lyon será a pedra angular do nosso projeto. Pretendo, com o apoio de Jean-Michel e suas equipes, trazer à tona os valores de desenvolvimento e autoaperfeiçoamento pelos quais sempre me comprometi. Quero dar a todos os torcedores do Olympique de Lyon os meios adicionais para que a instituição possa recuperar o mais alto nível, na França e na Europa, respeitando os valores do DNA do OL, como juventude, trabalho, auto-sacrifício e esse espírito que permite que todos os talentos do mundo inteiro tenham acesso ao alto nível graças ao nosso envolvimento nas academias. Visto dos Estados Unidos, o OL é a plataforma ideal para fazer do futebol uma história de sucesso”,  relatou o empresário.

Já Jean-Michel Aulas, que vai seguir como presidente do Lyon nos próximos três anos, comemorou o acordo. “Com este projeto, o Lyon está abrindo um novo capítulo em sua formidável história. Há 35 anos, meu desejo sempre foi fazer do Lyon um modelo único no futebol, combinando sucesso esportivo e econômico”, afirmou.