Estreia com o pé direito

O Flamengo conseguiu uma vitória importante diante do Corinthians ao superar o alvinegro por 1 a 0, dentro do Maracanã, em duelo válido pelo jogo de ida das semifinais da Copa Betano do Brasil. Com isso, a equipe carioca precisa apenas de um empate na decisão para garantir a vaga na final da competição nacional.

Apesar do placar positivo, o grande destaque foi a performance da equipe rubro-negra na estreia do técnico Filipe Luís, que assumiu no lugar de Tite, demitido logo após a vitória diante do Athletico-PR pelo Brasileirão. O treinador foi inicialmente anunciado como interino, mas posteriormente foi informado que ele assumiu com contrato até dezembro de 2025.

Mesmo não conseguindo um placar tão elástico, o Flamengo dominou a partida e conseguiu criar diversas oportunidades que acabaram fracassando, muito por mérito do goleiro Hugo, do Corinthians, que fez grandes defesas. No entanto, o que se viu foi uma postura muito mais ‘agressiva’ do rubro-negro carioca.

Destaque na Espanha

Vale destacar que este é o primeiro contrato de Filipe Luís como técnico de um time profissional e a primeira impressão parece ter sido muito positiva, chamando inclusive a atenção do exterior. O diário As, da Espanha, destacou que “Filipe Luís surpreende o Brasil”.

O jornal ainda destacou as mudanças significativas promovidas pelo jovem treinador. “Sua estreia não poderia ter sido melhor, com a vitória por 1 a 0, graças ao gol de Alex Sandro. O brasileiro deixou sua marca com várias mudanças significativas, e a grande surpresa foi a volta de Gabigol”, escreveu o jornal.

Filipe Luís se aposentou de sua carreira como jogador na temporada passada e estreou como técnico em janeiro deste ano, assumindo o sub-17 do Flamengo e conquistando a Copa Rio sub-17. Ele assumiu o sub-20 da equipe em junho e faturou o Mundial sub-20. Agora, como técnico do profissional e com dois títulos importantes na bagagem, ficou evidente que a ascensão do treinador foi meteórica. “O tempo dirá se Filipe Luís é bom treinador. Até o momento, seus primeiros passos se agigantaram com duas promoções em menos de um ano”, destacou o diário espanhol.

Vale destacar que o ex-lateral sempre planejou se tornar treinador, tendo inclusive o apoio de Jorge Jesus, que fez diversos convites para que Filipe Luís fizesse parte de sua comissão técnica. Em entrevista coletiva pós-jogo, Filipe contou que já vinha se preparando para ser treinador.

“Eu tinha um planejamento e um objetivo muito claro no pós-carreira. Me preparei durante muitos anos e estudei bastante. Antes ou depois, aconteceria, eu sabia que aconteceria. Tentei me preparar o mais rápido possível para viver deste lado. Não é fácil. Estou falando na vitória, isso é mais fácil, mas existirão dias em que falarei na derrota e vai doer. É a profissão que escolhi. Sou muito apaixonado pelo que faço”, disse.

O Flamengo volta a campo neste sábado (05), quando encara o Bahia, às 19h, pelo horário de Brasília, na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido precisa vencer para se manter no G-4.