Raphinha, um dos nomes mais emblemáticos do Barcelona nesta temporada, ainda é uma grande incógnita para Joan Laporta. Isso porque o atual presidente do clube catalão pretende dar uma grande repaginada no elenco do Barça para a segunda janela de transferências, porém a permanência do atacante brasileiro continua sendo um dos grandes objetivos da diretoria culé.
Se o Barcelona está prestes a ser campeão da La Liga, um dos motivos disso deve-se ao brilhante desempenho do ponta-direita. Com 10 gols e 11 assistências na temporada, Raphinha também é visto pela diretoria como uma potencial ‘moeda de troca’.Para que isso aconteça, um dos planos de Laporta é que o próximo diretor de futebol do Barcelona possa resolver essa situação da melhor maneira possível.
Mateu Alemany, atual liderança no cargo, deixará seu posto ao final da temporada e, ao que tudo indica, seu próximo sucessor já está definido: Anderson Luís de Souza. Mais conhecido no mundo da bola como Deco, o ex-jogador e ídolo blaugrana, antes mesmo de assumir o cargo executivo do clube, já tem a missão de gerenciar financeiramente o destino de Raphinha.
Ocorre que Deco também é agente comercial do atacante brasileiro. Aos 26 anos, Raphinha ainda não definiu se vai renovar seu vínculo ou se será uma das possíveis vendas dos diretores, a fim de que o clube libere espaço na folha salarial. O Barcelona terá que poupar 200 milhões de euros em suas finanças para conseguir se encaixar nas regras de Fair Play Financeiro da FIFA e atingir sua grande meta de contratação para o segundo semestre: o astro Lionel Messi.