Gabriel foi derrotado na Justiça
O Flamengo acabou recebendo uma bomba nesta segunda-feira (25). Acabou tendo más notícias vindas da Justiça e que podem afetar as opções de Tite para o decorrer da temporada.
Isso porque na tarde desta segunda a Justiça Desportiva Antidopagem decidiu suspender por dois anos por fraude do exame antidoping. O julgamento do jogador rubro-negro iniciou na semana passada. A sessão desta segunda durou cerca de duas horas.
O julgamento que definiu a punição do atacante foi definido com um placar apertado de 5 a 4 a favor que de que o atleta sofresse a sanção. A pena do atacante começa a valer a partir do mês de abril, mas ainda cabe recuso.
Gabriel foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que versa sobre “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. De acordo com o código a suspensão pode ser de até quatro anos em caso de condenação.
O que aconteceu
No dia 8 de abril de 2023, os jogadores do Flamengo foram submetidos ao doping surpresa, exame realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) que ocorrer sem aviso prévio nos centros de treinamentos.
Todos os atletas se submeteram ao procedimento antes dos treinos das 10h, no Ninho do Urubu, de acordo com a denuncia a exceção teria sido Gabigol, que foi acusado de dificultar a realização do exame.
Segundo informações divulgadas pelo GE, os responsáveis pelo exame relataram que o ofensivo “não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados.”
O camisa 10 ainda teria pegado “o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.”.
Leia mais: Bruno Sávio justifica reação viral ao saber que vai encarar o Flamengo na Libertadores
O processo e como fica a situação para o Flamengo
Diante do cenário, o jogador recebeu sua primeira notificação no dia 30 de maio do mesmo ano, sendo defendido por Rodrigo Dunshee, vice geral e jurídico do Flamengo. Posteriormente o clube contratou o advogado Bichara Neto para prosseguir com o caso.
Após a denúncia feita no final de dezembro, a defesa foi enviada no dia 26 de janeiro e incluía imagens da câmera de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu. Na última quarta (20), ocorreu a primeira sessão do julgamento de forma online e contou com depoimento de Gabigol e mais sete testemunhas.
Atualmente Gabigol perdeu o status de titular do Flamengo, sendo opção na reserva no time de Tite.
O atacante viu Pedro conquistar a vaga de titular e alcançar marcas históricas no Maracanã.
O jogador foi defendido por Zico, ídolo do Mais Querido. Outro detalhe é que o Gabriel tem contrato com o Rubro-Negro até o final deste ano e ainda não houve oficialização de um acordo para renovação. O futuro do atleta segue uma incógnita.
Gabigol é alvo de diversos clubes, um deles foi o Corinthians com quem viveu uma longa novela no inicio deste ano que rendeu até mesmo troca de farpas entre o empresário do jogador e o presidente do Corinthians.
Quem também está mirando o atacante é o Palmeiras, mas ainda não há definição se o atleta seguirá ou não na Gávea. Suspensão pode prejudicar o processo de renovação do atleta com o Flamengo.