O Craque do Jogo se tornou um quadro tradicional da Rede Globo em suas transmissões de futebol, já que os internautas podem escolher o destaque da partida. Entretanto, o prêmio já foi alvo de polêmica em 2019, quando um movimento na internet decidiu ‘premiar’ Sidão após falha no jogo entre Vasco e Santos. Por conta do constrangimento causado, a Globo perdeu a ação na Justiça e foi condenada a pagar uma indenização ao goleiro.

Segundo o UOL, a Globo terá que pagar R$30 mil a Sidão, já que, por ter entregue o troféu de Craque do Jogo, o goleiro, à época no Vasco, ficou visivelmente desconfortável. O arqueiro chegou a pedir indenização de R$1 milhão, mas o juíz do caso justificou a quantia sentenciada à emissora: “Não poderá ser fonte de enriquecimento injustificado da vítima, nem haverá de ser inexpressivo, incapaz de atingir sua finalidade que é a de retribuir o mal causado”, diz trecho da sentença.

O juiz do processo, Antonio Conehero Junior, reforçou que a Globo poderia apenas ter mostrado o resultado final da enquete aos telespectadores, evitando ‘premiar’ Sidão e causar constrangimento: “Evidente que entregar o troféu ultrapassaria o limite da mais ácida crítica ao desempenho profissional do autor. Nada impedia a ré de anunciar o resultado da enquete com os torcedores. Estaria cumprindo seu dever de informar”, descreve parte da determinação.

Vale lembrar que, depois da repercussão negativa com o ‘caso Sidão’, a Globo mudou o formato do Craque do Jogo. De lá pra cá, os comentaristas da transmissão, geralmente dois profissionais, votam no seu destaque da partida, com peso um para cada. A votação na web tem o mesmo peso e, com a soma total, é escolhido o vencedor do quadro. Em caso de empate, o narrador vira o encarregado para escolher quem receberá o prêmio.