Canais oficiais de clubes de futebol são usados como uma interessante ferramenta de aproximação dos torcedores com as atividades e eventos internos do clube. Com a popularização da internet e das plataformas digitais, muitos clubes têm investido na criação de canais de comunicação próprios, como sites, redes sociais e emissoras de televisão online. Esses canais fornecem conteúdos exclusivos, como entrevistas com jogadores e comissão técnica, treinamentos, bastidores de jogos e programações especiais.
Além disso, muitos clubes utilizam esses canais para promover produtos e serviços oficiais, como camisas e ingressos, e interagir com os torcedores por meio de enquetes, sorteios e outras iniciativas. No entanto, a fim de reduzir os custos do clube, o Barcelona FC resolveu interromper suas tradicionais transmissões na grade de programação espanhola.
Segundo informações do ‘Mundo Deportivo’ e do Jornal ‘As’, a decisão foi anunciada pelo próprio presidente do Barça, o executivo Joan Laporta, nesta quinta-feira (27). Vale lembrar que a situação administrativa/financeira dos catalães é um tanto quanto complicada. Os gastos com a dívida das reformas do icônico estádio Camp Nou giram em torno de 94 milhões de euros anuais de juros, até quitar o financiamento do projeto ‘Espai Barça’, avaliado em 1,45 bilhão de euros, que inclui além da reforma do estádio, a arena Palau Blaugrana.
De acordo com informações adicionais do jornal espanhol ‘As’, as atividades serão mantidas normalmente até o dia 30 de junho deste ano. Aproximadamente, 150 profissionais que trabalham no canal Barça TV, entre contratados e colaboradores, já foram informados da decisão de encerramento. Ernest Mendez, membro do comitê da Barça TV, afirmou que parte da equipe continuará prestando serviços ao clube, alimentando as plataformas digitais do Barcelona com conteúdo.
Com a decisão de encerrar a Barça TV, o Barcelona busca equilibrar as suas contas e ajustar-se ao fairplay financeiro exigido pela La Liga. O plano é manter as emissões atuais com o uso do Barça Studios vinculado a uma plataforma de streaming com apenas 14 funcionários. A Barça TV gerou prejuízos significativos de cerca de 13 milhões de euros por ano nos últimos anos, o que tornou a sua manutenção insustentável para o clube.
Em comunicado oficial, a diretoria blaugrana se pronunciou da seguinte forma: “O Barcelona informa que comunicou ao provedor TBSC Telefónica, empresa que gere a TV do clube, Barça TV, que não renovará o contrato de prestação de serviços, que termina no próximo dia 30 de junho de 2023”, informou o clube.