Apesar de tudo que já foi dito e abordado, o Grêmio possivelmente está negociando com Lucas Leiva. Até então, existem diferentes versões sobre a situação, mas nenhuma é de fato conclusiva. Contudo, uma nova informação foi revelada. Segundo o jornalista Vagner Martins, o volante solicitou ao Grêmio que o seu contrato fosse de dois anos e meio, ou seja, até o fim de 2024. No entanto, o pedido parece não ter agradado tanto assim.
Aos 35 anos, Leiva ficaria no Grêmio até completar 37 anos, uma idade avançada para o futebol, mesmo nos dias de hoje. Normalmente, os clubes ficam temerosos em oferecer longos contratos para jogadores mais velhos e, por isso, o Tricolor pode estar em dúvidas sobre o andamento das negociações.
No entanto, o jogador mostrou estar bem fisicamente. Nesta temporada 21/22, Lucas Leiva disputou 45 partidas pela Lazio e não teve problemas físicos, apesar da idade. Diferente do inicio da carreira, quando participava mais das ações ofensivas, atualmente o jogador tem um outro dinamismo em campo. Leiva atuou a maior parte da temporada como primeiro volante e não colaborou muito com os gols do time. O meio-campista concedeu apenas uma assistência em todo esse longo período.
O salário do jogador se especula que ficará na casa dos R$ 300 mil, isso se ele aceitar jogar no Grêmio. Inclusive, assustadoramente o mesmo valor pago a Thiago Santos, desafeto da torcida gremista. Mesmo que sejam jogadores de características e estilo diferentes, é difícil não traçar um comparativo com a situação vivida com Douglas Costa, que foi extremamente traumática. Em suma, o jogador chegou para ser uma grande estrela, mas simplesmente não mostrou a que veio e só trouxe custo e problemas ao clube.
Apesar de não confirmar, o Grêmio deve estar reticente em contratar Lucas Leiva. Entretanto, os negócios são diferentes. Douglas Costa não vinha conseguindo jogar na Europa há um bom tempo, muito por conta da série de lesões. Já Lucas Leiva, além de ser mais barato, manteve uma boa regularidade no continente europeu.