Uma das ferramentas importantes da FIFA que podem auxiliar na formação de novos atletas e até mesmo no investimento dos clubes em melhorias para as categorias de base é o famoso “mecanismo de solidariedade”. Esta é uma norma da entidade máxima do futebol que obriga as equipes a repassarem 5% dos direitos de passe/negociação dos jogadores aos clubes que o ‘formaram’ profissionalmente dos 12 aos 23 anos de idade.

No caso do Internacional, uma nova ‘bolada’ financeira poderá encher os cofres do time gaúcho na próxima janela de transferências. Isso porque, o meio-campista Allan Rodrigues de Souza, que atualmente está vinculado ao Atlético-MG, tem tudo para deixar o clube mineiro em direção ao Rio de Janeiro.

Sondado pelo Flamengo, o passe do volante Allan poderá ser comprado pelo rubro-negro pelo valor estimado em 8 milhões de euros (quantia aproximada em 43 milhões de reais pela cotação atual). E onde entra o Inter nesta história? De acordo com o ‘mecanismo de solidariedade imposto pela FIFA, o Colorado deverá receber cerca de 5% desta negociação, já que foi o clube responsável pela formação profissional do meia, que atuou até as categorias do Sub-20 do Inter.

Considerado um dos principais destaques da base do Colorado, Allan foi vendido pela diretoria do Inter em 2015 ao Liverpool, da Inglaterra. Como o desempenho do volante não apresentou tanto êxito, conforme o esperado pelos ‘Reds’, o jogador ainda teve passagens pelo Hertha Berlim e pelo Frankfurt, ambos da Alemanha. Por questões de adaptação, o meia acabou voltando ao cenário brasileiro para integrar o Fluminense e, de lá, foi comprado pelo Galo em 2020.