Nesta quarta (26), o São Paulo encerrou sua preparação para enfrentar o Atlético-GO na quinta (27), às 19h, no Morumbi, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde ocupa a 9ª colocação da tabela com 47 pontos. Após o vice na Sul-Americana, o Tricolor perdeu a chance de garantir vaga na fase de grupos da Libertadores com o título continental. Ainda assim, Rogério Ceni ‘cruza os dedos’ para fisgar uma das vagas no torneio internacional.

Isso porque a derrota do Athletico para o Palmeiras, na última terça (25), deu brecha para o São Paulo se aproximar do G-6, pois, em caso de vitória diante do Atlético-GO, a diferença para os paranaenses cai para apenas um ponto. Como o Flamengo, que está entre os quatro primeiros do Brasileirão, venceu a Copa do Brasil, garantiu seu lugar na Libertadores 2023. Com isso, o G-5 do campeonato assegura vaga na fase de grupos do torneio mais importante do continente.

O Tricolor pode ver a situação se repetir se o Flamengo também conquistar a Libertadores no sábado (29), diante do próprio Athletico-PR, que teria que segurar sua posição na classificação da Série A para voltar a jogar o torneio no ano que vem. Por mais que não depende somente de si no campeonato, o São Paulo de Ceni vem numa crescente na temporada, pois, nas últimas cinco rodadas, conquistou três vitórias, um empate e uma derrota.

O Athletico-PR, por sua vez, só teve um triunfo, um empate e três derrotas no mesmo período analisado. Vale lembrar que o São Paulo também disputa vaga na Libertadores com o Atlético-MG, que tem 48 pontos em 33 jogos no Brasileiro. Atualmente, os sete primeiros colocados da competição disputaria o torneio continental em 2023, com o 6º e o 7º passariam pela pré-Libertadores. Entretanto, a tendência é que, com o resultado da final de sábado (29), o G-7 vire G-8.