O Santos Futebol Clube é o próximo adversário do Bahia pela Copa do Brasil, nas oitavas de final, conforme sorteio realizado na tarde de hoje (2), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A primeira partida vai ser na Vila Belmiro, e o segundo confronto será realizado na Arena Fonte Nova. Ao todo, serão oito o número de confrontos entre os times pela competição, divididos em partidas de ida e volta, nas datas base em 17 e 31 de maio.

O Esporte Clube Bahia passou por Jacuipense (4 a 1), Camboriú (1 a 0) e Volta Redonda (4 a 0) nos jogos da Copa do Brasil. E no último domingo (30), o Esquadrão de Aço venceu o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, conquistando seus primeiros três pontos na Série A do Brasileirão. O elenco baiano ainda quebrou um jejum de quase quatro anos sem vencer em São Januário, já que sua última vitória foi na Série A de 2019.

Santos será o rival do Bahia. Foto: Abner Dourado/AGIF

Já o Peixe, no último sábado (30), derrotou o América-MG por 3 a 2, conquistando seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe santista pula para a nona colocação do torneio, com quatro pontos ganhos. Já a vaga na oitavas da Copa foi garantida na quarta-feira passada (26), quando o Peixe venceu o Botafogo-SP por 1 a 0 no jogo de volta. Antes disso, eram sete gols anotados e nenhum sofrido.

Nesta fase da Copa do Brasil, não há restrições quanto ao sorteio das eliminatórias, e todos os clubes podem se enfrentar. Além do Tricolor de Aço, são classificados desta etapa: América Mineiro, Athletico-PR, Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Sport. Os jogos serão em ida e volta, com decisão nos pênaltis se empatar na soma dos placares dos dois jogos.

Os gols marcados fora de casa não serão usados como critério de desempate na terceira fase. A partir das quartas de final, o sorteio define os confrontos, mandos de campo e as chaves até a final. O Bahia disputa, neste ano, a Copa do Brasil pela 32ª vez na história. Suas melhores participações foram em 1989, 1990, 1999, 2002, 2012, 2018 e 2019, quando chegou às quartas de final.