Na noite desta quinta-feira (16), o Fortaleza enfrentou o Cerro Porteño, fora de casa, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção (Paraguai). O confronto valia a vaga para a fase de grupos da Libertadores. Quem avançasse na competição participaria do sorteio das chaves para saber quais seriam os próximos adversários na competição. Com um resultado agregado por 3 a 1, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda se despede do torneio.
No primeiro jogo, o Fortaleza perdeu de 1 a 0 na Arena Castelão. A partida foi polêmica e o nome do treinador foi bastante criticado pela torcida do Tricolor Cearense. Desta vez, quem mais, a amarga derrota por 2 a 1 teve outro nome e sobrenome: Thiago Galhardo. A postura do atacante foi duramente criticada pelos torcedores no pós-jogo, colocando nas costas do jogador a culpa pela eliminação. Nas redes sociais, os amantes do Leão do Pici, cobraram as falhas decisivas de Galhardo que poderiam mudar os resultados das partidas.
Foi o caso de Elenilson Dantas, redator do ‘Blog do Leão’ e membro do canal ‘Glória e Tradição’ (Youtube). Em suas palavras, o comentarista criticou o fato de Galhardo ter perdido chances decisivas nos jogos de ida e volta: “Se eu tiver que arrumar alguém para crucificar nesta eliminação, é o Galhardo, que foi o cara que falhou tanto aqui no Castelão naquele pênalti, como hoje lá em Assunção em lances claros de gol”.
Márcio Renato, redator, fonte principal das torcidas do Fortaleza para o portal do GE e membro do canal ‘Glória e Tradição’ comentou sobre a atual postura do time na competição:
“O Cerro Porteño tem 42 Libertadores a mais que a gente. Ou seja, eles disputaram 44 edições da Libertadores, enquanto o Fortaleza acabou de disputar sua segunda edição. Então é um time que tem a sua expertise no campeonato, já chegou em três semifinais… Mas dava para ter passado, vai ficar esse sentimento aí de frustração, né?!”.
O Fortaleza irá enfrentar o Ferroviário em disputa válida pela semifinal do Cearense no próximo domingo (19) e, na próxima quarta-feira (22), tem compromisso marcado contra o Santa Cruz, em jogo válido pela oitava rodada da Copa do Nordeste, a famosa ‘Lampions League’. Vale lembrar que o Fortaleza era a única equipe que representava a região Nordeste na Libertadores. Em disputas internacionais, resta agora ao Leão do Ceará a sua classificação para a Copa Sul-Americana, a qual o Clube já tem vaga garantida.