Falta de ingressos
O Vasco acabou eliminado nas semifinais da Copa Betano do Brasil diante do Atlético-MG. No duelo decisivo, as equipes ficaram no 1 a 1, em São Januário, porém o Galo havia vencido no jogo de ida por 2 a 1. No entanto, para além do resultado, a partida foi marcada por polêmica antes mesmo de a bola rolar.
O Gigante da Colina se envolveu em uma situação delicada envolvendo a falta de ingressos para torcedores vascaínos. Às vésperas da partida, o clube anunciou que apenas 12.102 ingressos haviam sido colocados à venda. Nesta segunda-feira (21), o clube se manifestou e afirmou que houve uma redução na carga de ingressos.
Os ingressos comercializados para a partida decisiva foram 15% inferiores ao número disponível para venda na partida contra o Juventude, pelo Brasileirão. Já contra o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, foram 14.047.
“O Vasco da Gama vem a público esclarecer as informações sobre a carga de ingressos para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. A ata da reunião com a Ferj, publicada pelo site Globoesporte.com em 18 de outubro, causou confusão, já que não apresenta o contexto completo. O documento mostra estimativas preliminares exigidas por lei para a realização do evento, mas esses números não representam os dados oficiais da operação. A ata reflete um cenário de máxima restrição, diferente dos números finais”, disse em nota.
“É importante explicar que o número de ‘Ingressos Comercializados’, divulgado durante a partida, leva em conta a coluna de ‘Ingressos Utilizados’ no borderô. Essa coluna considera, entre outros, os ingressos que foram distribuídos, mas não utilizados (como cortesias, gratuidades e ingressos com 100% de desconto para sócios). Para essa partida, o total de ingressos utilizados foi de 18.910, que, descontadas as 630 gratuidades usadas, resulta no número de ingressos comercializados divulgado no jogo: 18.280.
Distribuição de ingressos
O clube ainda revelou os números oficiais, registrados no borderô após o evento, sendo 16.188 ingressos vendidos. Além disso, foram 2.625 ingressos promocionais (cortesia), sendo: 1.046 acordos comerciais, 655 para autoridades, órgãos públicos e regulamentos, 895 para relacionamento institucional e cota social, e 29 emitidos e não entregues. O clube especificou 872 gratuidades por lei, das quais 630 foram efetivamente utilizadas, sendo um total de 19.685 ingressos.
O clube ainda explicou que o Gigante da Colina cedeu ingressos para parceiros comerciais, órgãos públicos e federações. “Devido à importância da partida, muitos parceiros comerciais solicitaram suas cotas máximas de cortesias, conforme previsto em contrato. O mesmo ocorreu com órgãos públicos e federações, algo comum em eventos dessa magnitude”, disse antes de seguir:
“O Vasco da Gama continua colaborando plenamente com as investigações sobre desvios de ingressos, conduzidas pela 17ª Delegacia de Polícia, e reafirma seu compromisso com a transparência em todas as suas operações. Todas as informações estão devidamente registradas no borderô oficial”, explicou a nota.