O desempenho do Botafogo na vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga-RS, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, está longe de ser interpretado como uma postura ideal da direção técnica de Luís Castro, mas já deu pistas de uma nova identidade para o elenco. Pareceu ser um time em estágio de construção, que a torcida projetava há um ou dois meses, mas que vem ganhando forma somente agora.
O que de fato deu liga e espaço para o trabalho do Botafogo começar a encaixar uma nova identidade à equipe de Castro talvez tenha sido as más experiências do Alvinegro em competições de menor relevância. Não que os torneios estaduais/regionais não tenham a sua importância, mas deram ao time o tempo necessário de treinamento e “testes” para adquirirem uma “melhor formação” tática e técnica.
Mas será que a ‘chave virou’, de fato, para a torcida botafoguense? De acordo com uma das maiores páginas oficiais do Clube, ‘FogãoNET’, ainda há muito o que melhorar. Em uma das postagens editoriais do site, a equipe de redação se posicionou da seguinte forma:
“Ainda é preciso dizer que o Botafogo está longe das principais forças do país e que terá dificuldades no Campeonato Brasileiro. Também é necessário ressaltar Audax e Ypiranga são adversários mais frágeis. Em que pese o time gaúcho ter começado bem a temporada, o desmonte após o Campeonato Gaúcho certamente influencia. Assim como fez diferença o gol de Eduardo logo no início”, pontuaram.
Na visão dos torcedores, o motor que motiva e alimenta as expectativas do time se dá com o possível leque de alternativas dentro da equipe. O plantel que está à disposição do técnico português vem evoluindo cada vez mais segundo os redatores do site: “O que dá esperança no Botafogo é que o time está ganhando opções. Há o crescimento claro de Gustavo Sauer e Luis Henrique, evolução de Rafael, Danilo Barbosa e Raí, entre outros, consolidação de pilares como Lucas Perri, Victor Cuesta, Marçal, Eduardo e Tiquinho Soares. E o reforço de Júnior Santos”, acrescentaram.
Na visão do site, o atacante Júnior Santos do Glorioso é ponto de divergência entre a torcida. Por um lado, há aqueles que o vêem entrosado na equipe, sendo bastante útil durante a temporada. Por outro lado, há quem desconfie de sua qualidade técnica, questionando se dá para depositar confiança no estilo de jogo individual do atleta, que opta por arriscar embates e jogadas criativas pela linha ofensiva.
“O atacante desperta opiniões distintas na torcida, mas mostrou já no primeiro jogo que vai ser bastante útil durante a temporada. Pela atuação, parece nem ter saído do Botafogo, uma vez que já está entrosado com o elenco e com confiança para arriscar suas jogadas, como arrancadas e pedaladas. Por que Júnior Santos será útil? Porque tem características diferentes das dos atacante do atual elenco. Gosta do espaço longo, da velocidade, é incisivo, usa a força. Falta o refino técnico, que tenta compensar com a enorme disposição que tem”, concluiu a coluna de redação do site, a respeito do ex-jogador do Fortaleza.