A Espanha chegou quietinha, sem muito alarde, à Eurocopa 2024. Mas, aos poucos, ‘La Furia’ começou a ganhar corpo e foi a única seleção desta edição da Euro a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.
Dessa maneira, a seleção espanhola agora aparece entre as duas principais favoritas ao título antes das oitavas de final, segundo as odds da Betano. E quem pode duvidar de uma tricampeã da Eurocopa?
Então, resolvemos apresentar três motivos pelos quais achamos que pode valer a pena apostar na Espanha para levantar a taça em 2024.
Geração forte e com jovens talentos
Sem dúvida, esta seleção espanhola está cheia de bons jogadores e jovens talentos. A começar pelo gol, já que Unai Simón, do Athletic Bilbao, vem se mostrando um goleiro de qualidade. Inclusive, ele foi o único arqueiro a não ser vazado na primeira fase da Euro 2024.
Na defesa, o técnico Luis de la Fuente optou pela experiência, com nomes como Carvajal e Nacho Fernández, mas também levou jovens como Le Normand e Cucurella.
No meio-campo para o ataque, a mescla de experiência e juventude também ficou evidente. Nomes como Dani Olmo, Rodri e Pedri, ao lado de Ferran Torres, Álvaro Morata, Nico Williams e o super jovem Lamine Yamal, de apenas 16 anos, mostram um time equilibrado e forte.
Campanha boa até agora e motivação para ser a primeira tetracampeã da Euro
Na primeira fase, não teve para ninguém. A Espanha precisou de apenas duas rodadas para se classificar às oitavas com a primeira colocação do Grupo B. Foram nove pontos em três jogos, com cinco gols marcados e nenhum gol sofrido. E isso se refletiu nas odds Eurocopa, entrando no top 3 de favoritos nas principais casas de apostas.
Os espanhóis começaram a campanha batendo a Croácia por 3 a 0. Depois, derrotaram a Itália por 1 a 0, em uma partida em que poderiam ter vencido por uma vantagem ainda maior. E, na terceira e última rodada do Grupo B, a ‘Roja’ poupou os titulares, mas venceu a Albânia por 1 a 0.
Agora, a Espanha chega forte para tentar se tornar a primeira tetracampeã europeia. Atualmente, está empatada com a Alemanha, cada uma com três títulos. E os troféus mais recentes da seleção espanhola na Eurocopa foram o bicampeonato consecutivo em 2008 e 2012.
Outras seleções favoritas não estão jogando tão bem
Além de ter feito uma campanha irretocável na fase de grupos, a Espanha também viu os principais concorrentes ao título tropeçando ou não jogando o seu melhor.
A Inglaterra, ainda cotada como a principal favorita ao troféu, fez apenas cinco pontos no Grupo C. Venceu a Sérvia, na estreia, no aperto, por 1 a 0, e depois empatou com Dinamarca (1 a 1) e Eslovênia (0 a 0). Ou seja, não convenceu, apesar de ter avançado em primeiro no grupo.
A Alemanha, que avançou em primeiro lugar no Grupo A, com sete pontos, começou goleando a Escócia na estreia (5 a 1) e bateu a Hungria por 2 a 0, na segunda rodada. Porém, na terceira rodada, suou para arrancar um empate em 1 a 1 contra a Suíça. E poderia ter perdido para os suíços.
No Grupo D, a França estreou com vitória magra sobre a Áustria, mas depois empatou com Holanda (0 a 0) e Polônia (1 a 1). Assim, ficou apenas na segunda colocação do agrupamento, atrás dos austríacos.
Já no Grupo F, Portugal até passou em primeiro, vencendo seus dois primeiros jogos contra República Tcheca (2 a 1) e Turquia (3 a 0). Mas, na última rodada, os portugueses foram surpreendidos pela Geórgia e perderam por 2 a 0.
Em suma, a Espanha tem sim concorrentes fortes na briga pelo título, ainda mais em um imprevisível mata-mata. Mas, ao menos até aqui, foi a seleção que mais jogou bola na primeira fase, em nossa opinião.