O momento atual da carreira de Vinicius Júnior é brilhante. Afinal, ele acabou de conquistar sua segunda Champions League com o Real Madrid. E também é o inegável craque do time merengue e o favorito para ser eleito o melhor jogador do mundo em 2024. Mesmo assim, esta Copa América não é apenas mais uma para o ex-jogador do Flamengo.

Ele não só precisa colocar a cereja do bolo em sua temporada. O atacante ainda tem na competição sua chance para ser o protagonista da era pós-Neymar. Além disso, pode mostrar ao mundo que Kylian Mbappé chega ao Real Madrid para ser seu companheiro, não para relegá-lo à coadjuvância.

Para ser o melhor do mundo

Um brasileiro não é o melhor do mundo desde Kaká em 2007. Esse período foi duro para o futebol brasileiro, ainda mais com a decepção de Neymar nunca ter chegado a conquistar esse prêmio.

Mas Vinicius pode acabar com esse jejum e, neste momento, é o favorito nas casas de apostas por sua campanha incrível no Real Madrid na última temporada. Além disso, também pode ser o Maior Marcador da Copa América, com odds de 7.50 na Betano (as odds foram coletadas no momento de escrita deste artigo e estão sujeitas a constantes mudanças).

Porém, tanto a Eurocopa quanto a Copa América entram na consideração dos eleitores e não há dúvidas que a Euro chama mais a atenção. Uma campanha muito forte, com título de Jude Bellingham ou Kylian Mbappé, pode dividir votos e até fazer uma virada acontecer. 

Por isso Vini Jr não pode deixar dúvidas: precisa marcar gols e fazer o Brasil chegar muito longe. Veja abaixo as odds dos principais concorrentes ao posto de artilheiro da Copa América 2024:

Candidato a artilheiro da Copa América 2024Odds
Lautaro Martínez (Argentina)1.65 apostando na Betano
Darwin Núñez (Uruguai)4.50 na Betano
Vinicius Júnior (Brasil)7.50 na Betano
Odds estão sujeitas a alterações. Última atualização 3 de julho de 2024 14h55

A estrela da Seleção Brasileira pós-Neymar?

Neymar ainda deve voltar à Seleção quando se recuperar de sua lesão no joelho. Mas após quase um ano afastado e jogando no Mundo Árabe, fica claro que o craque da Seleção Brasileira na última década e meia não será mais ele.

Vinicius é o óbvio herdeiro, mas ainda não assumiu 100% esse protagonismo. Então, a Copa América é a chance ideal para isso, ainda mais com a derrota do Brasil na última edição contra a Argentina, em pleno Maracanã. Se Vini trouxer esse título de volta, a transição será finalizada.

E Mbappé?

Kylian Mbappé já é um jogador consagrado há anos, campeão da Copa do Mundo e dono de uma das maiores performances da história do futebol na final da Copa de 2022. E ele estará desembarcando em Madrid nas próximas semanas.

Sua contratação é bombástica, só que ele chega para o time campeão da Champions – coisa que ele nunca conseguiu no PSG – e que tem Vinicius Júnior. Mesmo que os dois tenham um encaixe perfeito e joguem muito juntos, não tem como pensar que sempre existirá um duelo e a pergunta sobre quem é melhor.

A contratação de Mbappé sendo confirmada logo antes da Copa América começar deve ter acendido uma chama competitiva em Vinicius. Se o brasileiro virar o líder de sua seleção como o francês é da sua, a briga fica ainda melhor.

Conclusão

Vinicius já tem uma carreira de sucesso mesmo com apenas 23 anos. Mas ainda faltam algumas coisas por conquistar. Esta Copa América pode ser enorme para sua carreira.

O problema é que o Brasil não vem jogando tão bem e, neste momento, aparece com odds de 4.25 para ser campeão. Enquanto isso, há alguns motivos para apostar na Argentina.