Barbieri critica arbitragem após empate do Furacão com o Cascavel
O empate sem gols entre Athletico-PR e Cascavel, na noite de quarta-feira, na Ligga Arena, gerou polêmica. O técnico Maurício Barbieri demonstrou insatisfação com a condução da arbitragem, especialmente em um lance na primeira etapa que, segundo ele, deveria ter resultado em penalidade a favor do Furacão.
“Eu já falei em outra oportunidade da arbitragem. Quem tem que falar são vocês (imprensa). Foi pênalti? Bateu na mão? Então era pênalti e expulsão, porque foi chance clara, concorda? Então acabou. Isso condiciona o jogo. Não vou jogar toda a responsabilidade nisso, em outros momentos já me manifestei”.
“Me incomoda que a coisa continua no mesmo tom, não houve mudança. Não lembro de o Athletico ter sido beneficiado por um erro de arbitragem. E nem quero que seja favorecido, quero que o critério seja igual para os dois lados, porque um dia pode fazer diferença. Espero que durante as fases finais a gente consiga ter uma atuação dos outros agente do espetáculo para ninguém ser prejudicado com um erro dessa maneira”.
E se tivesse o VAR?
Aos 15 minutos, João Cruz finalizou de cabeça dentro da área, e a bola desviou claramente no braço de Lucas Serafini, defensor do time visitante. Inicialmente, o árbitro Kleber Ariel Gonçalves Silva sinalizou um possível pênalti, mas logo reconsiderou e marcou escanteio. Sem a utilização do árbitro de vídeo nesta fase do Campeonato Paranaense – disponível apenas a partir das quartas de final –, o lance gerou revolta no clube rubro-negro.
“Traz uma justiça maior, o propósito do VAR é não permitir que aconteçam erros determinantes. Faz falta, não sei qual a razão de não ter o VAR em todos os jogos, se é uma questão de estrutura, talvez nem todos os estádios comportem o sistema, ou uma questão de custo e os clubes decidiram não optar na primeira fase. Sem dúvidas contribui para que o jogo seja mais justo”.
O Athletico-PR se manifestou
Durante a partida, o Athletico se manifestou nas redes sociais, divulgando imagens do ocorrido e reforçando o protesto contra a decisão da arbitragem. Não é a primeira vez que a equipe questiona o desempenho dos juízes no Estadual. Na sétima rodada, após a vitória sobre o Andraus, Barbieri já havia feito duras críticas à organização da competição e à qualidade da arbitragem local.

Veja também
Giuliano tem novidade no Athlético-PR após decisão de Maurício Barbieri