Cria do Bahia destaque no futebol chinês
Formado nas categorias de base do Bahia, o zagueiro Robson vive um momento de destaque em sua trajetória. Após uma temporada sólida como titular pelo Dalian Yingbo, ele celebrou a conquista do acesso à primeira divisão chinesa, onde competirá em 2025.
No Bahia, Robson jogou entre 2015 e 2016, somando 47 partidas e três gols pelo Esquadrão de Aço. Desde que deixou o clube em 2016, o defensor passou por diversas experiências no exterior.
Ele atuou em países da Ásia e da Europa, até se estabelecer na China. Em 2024, encerrou o ano como um dos principais nomes de sua equipe na campanha de promoção à elite do futebol chinês.
Início no Esquadrão do Aço
O jogador contou um pouco de sua trajetória e relembrou como chegou à base do Bahia: “Eu saí direto de Itaguaçu direto para a Bahia. Fui encontrado pelo Bahia numa peneira em Itarana, que é a cidade vizinha a minha, no Espírito Santo, e aí consegui ser aprovado.
“Antes disso, eu só jogava nas escolinhas da minha cidade e nos torneios de amador, já contra os adultos da região. Isso me ajudou muito na época. Eu era titular, banco e vivi de tudo. Isso me fez ter a chance de ir para o Bahia, o meu primeiro clube profissional, e agarrar a oportunidade”, concluiu, em entrevista ao ge.
Robson rodou o mundo até chegar em seu atual clube
Antes de se profissionalizar pelo Bahia, Robson teve uma breve experiência no futebol japonês, jogando uma partida pelo Kawasaki Frontale em 2013. Depois de deixar o Tricolor , o zagueiro iniciou sua trajetória internacional pelo Irã, atuando no Esteghlal até 2017. No ano seguinte, transferiu-se para o Boavista , em Portugal.
Em 2018, seguiu para os Emirados Árabes, onde vestiu as camisas do Baniya e do Khofarkkan, ampliando sua bagagem pelo futebol estrangeiro. Na pandemia, Robson resolveu retornar ao Brasil, onde defendeu o Botafogo-SP e o Novorizontino entre 2020 e a primeira metade de 2021.
Em seguida, voltou ao cenário internacional, com passagens pelo Farense, em Portugal, e pelo Al Jandal, na Arábia Saudita. Em 2024, fechou contrato com o Dalian Yingbo FC, na China, e agora celebra a conquista do acesso à elite do futebol chinês.
Veja também
Bahia de Rogério Ceni ganha reforço vindo do DM para enfrentar Juventude