Vantagem na Libertadores
O Bahia estreia na Copa Libertadores nesta quinta-feira (3), contra o Internacional. A partida será na Arena Fonte Nova e começa às 19h (horário de Brasília). Em entrevista coletiva nesta terça-feira (1), o lateral Gilberto explicou a “vantagem” do Esquadrão contra o adversário:
“Expectativa muito grande, não só para a gente, mas para torcedor. Saímos em vantagem porque já vivemos um pouco disso com a pré-Libertadores. Então a gente sentiu um pouco o clima da Libertadores. Sabemos que é difícil, mas temos potencial para sair com o triunfo. E a ajuda do torcedor vai ser muito importante. Vamos mentalmente fortes para fazer um grande jogo.”
Disputa pela titularidade no Bahia
Em 2025, Gilberto tem sido titular mais vezes no Bahia. O Tricolor tem 23 jogos na temporada e o técnico Rogério Ceni o escalou nove vezes como titular. Ao todo, são 12 partidas, sendo o lateral direito mais utilizado. Para o jogador, houve um grande trabalho feito em 2024:
“Essa evolução dedico muito ao meu poder de resiliência. No ano passado trabalhei muito isso. Estive fora por alguns jogos, sabia que meu concorrente era muito bom. E a única forma de ter mais oportunidades era trabalhando. Trabalhei muito meus níveis de força no momento que eu não estava jogando.”
“Me ajudou muito. Ouvi bem o que a comissão disse sobre o que eu poderia melhorar. E estou colhendo os frutos hoje. Sei que ninguém tem cadeira cativa, ainda mais na minha posição que eu tenho um grande concorrente. É continuar trabalhando forte.”

Gilberto, jogador do Bahia comemora seu gol durante partida contra o Corinthians no estadio Arena Fonte Nova pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Walmir Cirne/AGIF
Gol na estreia do Brasileirão
No último domingo (30), Gilberto foi um dos destaques do Bahia. Ainda no primeiro tempo, nos acréscimos, o lateral abriu o placar. O time acabou cedendo o empate, após ficar com um a menos em campo. Mas pontuou na estreia do Brasileirão. Ao falar do gol, o atleta explicou:
“Já conheço muito bem o Juba, jogador de muita qualidade. Quando eu vi ele carregando a bola para a linha de fundo, sabia que ele ia ter a chance de cruzar, porque tem um bom aproveitamento no cruzamento. Quando eu vi a oportunidade, o espaço vazio, acreditei na jogada. Ele conseguiu cruzar uma bola perfeita. O maior mérito para ele. É acreditar até o fim.”

Veja também
Everton Ribeiro se pronuncia no Bahia após expulsão no Brasileirão: “Algo tão raro”