Polêmica no Carioca
O Botafogo acabou sendo derrotado por 1 a 0 no clássico contra o Flamengo, na última quarta-feira (12), no Maracanã, em duelo válido pela sétima rodada do Campeonato Carioca. A partida acabou sendo marcada por momentos de confusão e polêmica envolvendo a arbitragem.
Um lance que gerou bastante repercussão e críticas: a decisão do árbitro Bruno Mota Correia de não expulsar De La Cruz após uma cotovelada no rosto de Matheus Martins. Mesmo com a clara agressão, o juiz apenas aplicou o cartão amarelo e o VAR nem sequer sugeriu a revisão da jogada.
Críticas contra a atuação da arbitragem
O comentarista Paulo Calçade, no programa Linha de Passe, da ESPN, não poupou críticas à arbitragem e à atuação do árbitro e do VAR no clássico. Para ele, a decisão foi um erro evidente. “Seria uma vergonha o VAR chamar, porque você tem um árbitro e um assistente, cada um com um ângulo diferente.”, desabafou.
“É uma vergonha isso. A gente não caminha, porque, com o surgimento do VAR, alguns problemas iriam desaparecer… Não vão, porque a ruindade não é a tecnologia, a ruindade está em quem aperta o botão. E quem aperta o botão estava dormindo nessa hora. E quem está com apito, não merece voltar para o campo para apitar mais nada”, prosseguiu Calçade.

RJ – RIO DE JANEIRO – 12/02/2025 – CARIOCA 2025, FLAMENGO X BOTAFOGO – Gerson e os outros jogadores do Flamengo Brigam com Barboza e jogadores do Botafogo durante partida no estadio Maracana pelo campeonato Carioca 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
O comentarista destacou que o árbitro tinha todas as condições de enxergar a agressão e, mesmo assim, falhou ao não tomar a atitude correta. “O árbitro não consegue ver esse movimento? Pelo amor de Deus! A jogada é dele. A distância é boa. Ele não está nem longe, nem muito perto.”, afirmou antes de prosseguir:
“É medo de aplicar a regra, de aplicar o vermelho direto dentro de campo e tirar o jogador de um clássico. É impossível achar que esse é um movimento natural. É medo de tirar um jogador do Flamengo num vermelho direto. Simples”, ironizou Calçade, apontando a falta de coragem do árbitro em tomar uma decisão mais rígida.
Postura do Botafogo

Veja também
Emprestado pelo Botafogo, Matheus Nascimento se apresenta nos EUA
Até o momento, nem o Botafogo nem o Departamento de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se manifestaram publicamente sobre o erro cometido no clássico. O Flamengo, por sua vez, seguiu sua caminhada na liderança do Campeonato Carioca com 17 pontos, enquanto o Botafogo permanece na sexta posição da tabela com 12 pontos.