O procurador Luiz Francisco Lopes, do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, realizou nesta quarta-feira (29), às 17h, segundo o GE, a denúncia contra o Internacional após confusão ocorrida no Beira-Rio, em disputa da semifinal do Gauchão com o Caxias no último domingo (26). A denúncia ainda precisa ser confirmada e publicada pelo TJD no decorrer do próximo expediente.

Além de deixar o gramado eliminado da competição, o Colorado teve seis atletas expulsos na súmula do árbitro do jogo. Eles se somam a Carlos De Pena e Matheus Dias, que receberam cartão vermelho durante a partida. A pancadaria começou depois que o atacante Wesley Pomba marcou gol no quinto pênalti para a equipe da Serra Gaúcha, confirmando a eliminação do adversário. Wesley então provocou e comemorou na frente da torcida e as brigas começaram.

De acordo com a reportagem, o Inter foi denunciado no artigo 213, incisos 1 e 2, por conta da confusão no gramado e da invasão de campo de colorados. O artigo fala em “desordem em sua praça de desporto” e “invasão de campo”. A pena prevista vai de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, mas há uma citação que quando a “desordem ou invasão for de elevada gravidade, pode ocorrer perda de mando de campo de um a 10 jogos”.

Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Foto: Maxi Franzoi/AGIF

O documento, segundo o noticiado, possui 11 atletas denunciados: os dez jogadores expulsos citados na súmula da partida e o zagueiro Gabriel Mercado, que também aparece nas imagens do conflito. Na súmula publicada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) nesta segunda foram expulsos por Rodrigo Klein os seguintes atletas do Inter: Émerson Júnior, John, Baralhas, Alan Patrick e Moledo.

Pelo Caxias, Wesley, Guedes e Marciel foram expulsos. Além disso, um torcedor do SC Internacional entrou no gramado com a filha no colo e agrediu o lateral Dudu Mandai, do time. Ele é alvo de dois inquéritos policiais e foi suspenso pelo Clube do quadro social. A situação foi reportada na súmula: “(…) um destes torcedores, que estava com uma criança no colo, acertou um chute nas partes íntimas do atleta de camisa número 6 (…)”.