Em 2022, o Independiente Del Valle bateu o São Paulo por 2 a 0 na final da Copa Sul-Americana, disputada em Córdoba, na Argentina, no dia 1 de outubro. Agora, as equipes brasileiras esperam voltar à disputa do título do torneio na próxima temporada. Para isso, os times terão que se adaptar às novidades da competição, já que, nesta segunda (19), a Conmebol divulgou mudanças no formato da Sula ao ‘beber da fonte’ da Liga Europa.

Isso porque, a partir de 2023, a Copa Sul-Americana contará com uma fase preliminar com confrontos entre times nacionais, com exceção de Brasil e Argentina. Ou seja, os quatro integrantes de cada país (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) jogarão entre si, e apenas dois deles avançarão para a fase de grupos do torneio. As partidas serão únicas, cujo mandos de campos serão definidos em sorteio pela entidade.

Já na fase de grupos, apenas o primeiro colocado garante vaga direta nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Por outro lado, aqueles que ficarem em segundo não serão mais desclassificados, assim como acontecia nas últimas edições, mas sim terão confronto eliminatório contra os times que ficarem em terceiro lugar na fase de grupos da Copa Libertadores. Vale lembrar que o novo formato da competição do continente é inspirado no torneio realizado pela UEFA.

As novidades da Copa Sul-Americana são baseadas na Liga Europa, que recebe times da Champions League. Os brasileiros que estão na fase de grupos do torneio são: São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino. O sorteio dos jogos da fase preliminar da competição organizada pela Conmebol está marcado para esta quarta (21), que também conta com mais 38 equipes dos demais países que fazem parte da entidade.