Já trabalhou no profissional

O Botafogo enfrentará o Audax neste sábado, às 16h, pela décima rodada do Campeonato Carioca. A partida marcará a estreia de Fábio Matias, auxiliar técnico fixo do clube, como treinador interino. Matias assume o comando após a recente demissão de Tiago Nunes.

Matias, que chegou ao Botafogo no início de janeiro, tem um currículo repleto de experiências em divisões de base de grandes clubes e mais de duas décadas dedicadas ao futebol.

Natural de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, Matias começou no futebol como goleiro. Embora sua carreira como jogador não tenha decolado, ele encontrou seu caminho como preparador de goleiros nas divisões de base do Rio Branco Esporte Clube, em 2000.

No ano seguinte, Matias migrou para a preparação física, trabalhando inclusive com elencos profissionais. Em 2008, assumiu o papel de treinador, liderando o time sub-15 do Guarani.

Carreira no Sub-20

Matias foi ganhando experiência e subindo nas categorias de idade, passando por times grandes como Grêmio e Internacional. Foi no Internacional que ele ganhou destaque em 2020, ao conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

“Tenho visto muito hoje o processo de formação dos treinadores. Algumas dificuldades que acabam tendo é porque sobem de forma muito rápida também. Eu penso dessa forma, de estar me preparando para subir esses degraus até assumir times principais”, afirmou Matias em uma entrevista à Rádio Grenal em 2020.

Após comandar o sub-20 do Flamengo por dois anos, Matias foi para o Bragantino para liderar o projeto de transição para o profissional de jovens no time B. A equipe disputava competições profissionais com jogadores de 19 e 20 anos.

Ver mais: Botafogo vai receber R$11 milhões + benefícios na venda do atacante Victor Sá

Matias é um treinador estudioso, que gosta de trabalhar com pressão alta e modelos de retomada rápida da bola. Ele acredita na importância de retomar a posse em seis segundos após a cobrança de lateral, com treinos específicos para esse tipo de situação.

Ele é, realmente, um professor!

“Hoje o futebol não se faz mais pela linha centralizadora do treinador querer fazer tudo. Você tem que distribuir tarefas para os membros da comissão técnica”, disse Matias em entrevista ao “Futebol no Rio”.

A gestão de pessoas é uma parte importante do trabalho de Matias como auxiliar técnico do Botafogo. Ele acredita na importância de ser claro na comunicação com os atletas e nas decisões que toma.

Segundo Matias, é preciso “ser claro para o jogador do porquê da mudança” nos dias atuais porque, ao fazer algo que foge da lógica dos treinos e jogos, os jogadores percebem rapidamente.

Além de ser um treinador com licença PRO, Matias também atua como professor no curso de formação de treinadores da CBF e ministra outros cursos de pós-graduação. Matias tem 43 partidas na carreira comandando equipes em competições profissionais, incluindo passagens pelo Internacional, Flamengo, Bragantino e Figueirense.

Além da partida contra o Audax neste sábado, Matias terá o papel de ajudar na integração do novo treinador ao elenco do Botafogo o mais rápido possível. O clube decide uma vaga na terceira fase da Conmebol Libertadores na próxima quarta-feira, às 21h30, contra o Aurora. A primeira partida terminou empatada em 1 a 1.

O que dizem os torcedores