O Atlético Mineiro durante toda sua história teve grandes e tem grandes jogadores e goleadores. O maior atualmente, não se pode negar que é Hulk, o camisa 7 chegou ao time Alvinegro e em menos de um ano eternizou seu nome na história do clube, marcando gols e ajudando na conquista de títulos.
Confira os cinco artilheiros de toda a história do Clube Atlético Mineiro, aqueles que marcaram as páginas heróicas do clube desde a sua fundação em 1908. Esses atletas que continuam sendo lembrados por todos os feitos realizados com a camisa Alvinegra.
7 – MARQUES:
Qual torcedor que não cantou ou ouviu a famosa música “Olê, Marques”, que era entoada nas arquibancadas do antigo Mineirão. Nos anos de 1990, ao lado de Guilherme, Marques fazia parte de uma das maiores duplas da história do clube Alvinegro, com três passagens pelo Galo, marcou 133 gols, em 386 partidas disputadas. Ao todo conquistou quatro títulos, sendo três do Campeonato Mineiro de 1999, 2000 e 2010, além da Copa Conmebol de 1997.
6 – UBALDO:
Imagem: Twitter Atlético-MG
Na década de 1950, o Galo contou com Ubaldo como seu camisa 9 de origem. O jogador fazia o papel de centroavante e ganhou ao todos seis Mineiros. ídolo incontestável da Massa Atleticana, era conhecido por ser um jogador cheio de mística e muito supersticioso. Ao todo em 274 jogos, ele marcou 135 gols.
5 – GUILHERME:
Imagem: galodigital.com.br
A dupla de Marques no time da década de 90, Guilherme também marcou a história dos atleticanos. Ele chegou ao clube em 1999, vivendo o auge da sua carreira, em seu primeiro ano de Atlético, se tornou artilheiro do Brasileirão, com 28 gols marcados. Ao todo, ele marcou 139 gols em 205 partidas.
4 – SAID:
Imagem: Twitter Atlético-MG
Ao lado de Mário de Castro e Jairo, Said formou o famoso “Trio Maldito” do Atlético, entre 1927 e 1931, na época que a hegemonia em Minas Gerais era Alvinegra. O nome emblemático do trio de jogadores foi recebido graças ao enorme número de gols que ambos marcaram juntos. Em cinco anos jogando com a camisa do Galo, Said marcou 142 gols e foi campeão mineiro em três oportunidades: 1927, 1931 e 1932.
3 – MÁRIO DE CASTRO:
Imagem: galodigital.com.br
Era o maior artilheiro da equipe, a sua marca só foi superada após a chegada de Dadá Maravilha e Reinaldo ao time. O atleta formou ao lado de Said e Jairo, o “Trio Maldito” do Atlético, conhecido pela alta quantidade de gols e por ser o ‘terror’ dos adversários. Em 100 partidas com a camisa do Galo, o jogador fez o número surpreendente de 195 gols, tendo uma média de gols por jogo por 1,95. Além de ser jogador, ficou conhecido por também atuar como médico.
2 – DADÁ MARAVILHA:
CAMPINAS / SÃO PAULO / BRASIL 01.10.2016 Atlético x Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli – Campeonato Brasileiro 2016 – foto: Bruno Cantini / Atlético
O Beija-Flor, o Peito de Aço, o único, o incomparável Dadá Maravilha é um dos maiores ídolos atleticanos. Foi uma das figuras que integraram o elenco que foi campeão do primeiro título Brasileiro em 1971. Foi ele quem marcou o gol da vitória e do título sobre o Botafogo. Além de ter sido tricampeão do mundo com a camisa da Seleção Brasileira. Com a camisa do Galo, Dadá fez 211 gols, em 290 jogos disputados.
1 – REINALDO:
BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS / BRASIL 01.07.2015 Atlético x Coritiba no estádio Mineirão – Campeonato Brasileiro A 2015 – foto: Bruno Cantini/Atlético
“Rei, Rei, Reinaldo é nosso REI”; até hoje o maior artilheiro da história do Clube Atlético Mineiro segue sendo reverenciado pela Massa Atleticana. Fez sua estreia em 1973 com a camisa do Galo, aos 16 anos somente, recheado de talento, Reinaldo escreveu seu nome na história do clube e se tornou um dos maiores ídolos da torcida. Em 475 jogos, ele marcou 255 gols, durante 20 anos, ele foi dono do recorde da artilharia do Campeonato Brasileiro. Além dos gols, infelizmente, a carreira do jogador ficou marcada por diversas lesões.
Matéria produzida por Eduarda Moreira.