Fluminense em queda
O último domingo (4) marcou mais um capítulo difícil na história do Fluminense. A equipe tricolor sofreu uma derrota por 4 a 2 para o Botafogo, estendendo sua sequência sem vitórias em clássicos para 11 jogos.
Este revés na última rodada da Taça Guanabara aproxima o Fluminense de um recorde indesejado. A equipe está perigosamente perto de igualar sua pior sequência sem vitórias em clássicos, que é de 13 jogos, alcançada entre 1995/1996 e 1961/1962.
Fernando Diniz, o técnico do Fluminense, também alcançou uma marca pessoal indesejada. No seu 30º jogo contra um rival estadual, ele registrou um aproveitamento de apenas 30%, com seis vitórias, nove empates e 15 derrotas.
Esta é a pior taxa de aproveitamento de um técnico na história do clube em clássicos, um fato que certamente pesará sobre Diniz enquanto ele busca maneiras de melhorar o desempenho da equipe.
Não vencer não impacta no dia a dia…
Apesar dos resultados recentes, Diniz permanece otimista. “O resultado do clássico não impacta no dia a dia”, disse ele na entrevista coletiva, pós-clássico. “Minha vontade sempre foi de ganhar todos os jogos. Temos que continuar trabalhando para melhorar para que no próximo clássico a gente vença.”
Diniz enfatizou a necessidade de trabalho duro e melhoria contínua. “Temos que trabalhar e procurar fazer o nosso melhor em todas as partidas. Melhorar o que aconteceu no jogo de hoje e que não conseguimos vencer”, acrescentou.
Das seis vitórias do Fluminense sob o comando de Diniz em clássicos, quatro foram contra o Flamengo. A mais recente foi na final do Campeonato Carioca de 2023, um jogo em que Diniz não estava em campo devido a uma expulsão no primeiro jogo.
Curiosamente, o Flamengo é o adversário da semifinal do Estadual deste ano, dando ao Fluminense a chance de se redimir e melhorar as estatísticas e não permitir que esse início de ano abale a continuidade da temporada no Brasileirão, em breve.
Piores sequências
A pior sequência do Fluminense em clássicos ocorreu em duas ocasiões: entre 1995 e 1996, e entre 1961 e 1962. Em ambas as ocasiões, a equipe ficou 13 partidas sem saber o que era vencer Flamengo, Vasco ou Botafogo em sequência.
Na primeira ocasião, o Fluminense acumulou 7 derrotas e 6 empates. Na segunda, foram 11 derrotas e 2 empates.
As piores marcas do Fluminense em clássicos são as seguintes: 13 clássicos sem vitória em 1995/1996 e 1961/1962; 12 clássicos sem vitória em 2012/2013 e 2011/2012; e 11 clássicos sem vitória em 2023/2024.
A equipe tricolor certamente espera quebrar essa sequência indesejada em breve. Com trabalho duro, dedicação e um pouco de sorte, eles podem ser capazes de virar a maré.
No entanto, até que isso aconteça, o Fluminense e seus torcedores terão que lidar com a dura realidade de uma sequência de clássicos sem vitórias que se aproxima perigosamente de um recorde histórico negativo.